António Stott Howorth vence a primeira etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf Montepio em condições de luxo em Supertubos, Peniche.
O dia começou cedo para os atletas que tinham o check-in marcado para as 8h30 da manhã na praia de Supertubos em Peniche. Quando chegaram à praia o cenário era de luxo, ondulação de oeste e vento norte faziam com que as ondas na praia de Supertubos estivessem ao nível dos melhores dias.
Mas foi pelas onze da manhã com a maré a subir na areia que a primeira bateria entrou na água. Com o vento a abrandar as ondas tornaram-se mais surfáveis para os bodysurfers que perseguiram ao longo de todo o dia as ondas maiores dos sets que rolavam sobre a bancada de areia dos Supertubos.
Na praia o público foi chegando com o decorrer do dia, mostrando-se curioso e interessado no decorrer da prova ao longo do dia.
Com o avançar das baterias foram alguns, os destaques da prova, por um lado Nuno Mesquita que com um estilo limpo traçou o seu caminho até à final, também David Bensaude que depois de uma eliminação prematura na única prova que se tinha realizado em 2014, mostrou um nível bom que o levou heat após heat até à final. Diogo Amaral da Figueira da Foz é outro dos destaques do dia. O seu controlo na onda e sobretudo dentro dos tubos levou-o até à final.
De destacar ainda os atletas locais, Hélio “Laranja” Conde e Vasco Castro que avançaram até aos 1/4 de final, mostrando bom nível e sobretudo conhecimento da onda.
A final começou já com a maré quase vazia, com ondas novamente mais tubulares, mas mais pequenas do que manhã. Diogo Amaral liderou durante quase a totalidade da bateria com uma seleção de ondas exemplar, no entanto a necessitar de uma onda de 2 pontos, António apanhou nos derradeiros minutos uma onda mais pequena que trabalhou intensamente até chegar a areia e que lhe rendeu os dois pontos necessários para levar para casa a vitória na primeira etapa do Campeonato Nacional de Surf Montepio.
Para a organização, “Este foi um começo exemplar do circuito, com uma adesão fantástica dos atletas e sobretudo com ondas muito boas numas das melhores ondas de Portugal. Seguramente que este dia histórico será recordado por muitos nos próximos anos. Estamos expetantes agora para a próxima etapa no dia 18 de julho na Figueira da Foz.”