Além das boas ondas, da hospitalidade, da boa comida e da paisagem incrível que tem para oferecer, Portugal está agora também no top 3 dos países mais pacíficos do Mundo. A liderar o ranking está a Islândia, que ocupa a primeira posição desde 2008, seguida pela Nova Zelândia.

Alguns dos fatores decisivos que ajudam todos os anos ao estabelecimento do Global Peace Index são o crime, o terrorismo, a estabilidade política e a segurança. A análise aos dados de 163 países e territórios independentes é feita pelo Instituto para a Economia e Paz, um think-tank sediado em Sydney, na Austrália.

O ranking é elaborado pelo Institute for Economics&Peace que coloca Portugal no terceiro lugar, duas posições acima relativamente ao último relatório e dezasseis desde há cinco anos atrás, definitivamente o mais alto de sempre desde o início do índice. A Islândia volta a liderar o ranking, feito conseguido desde 2008, enquanto a Nova Zelândia ocupa a segunda posição da tabela. 

A recuperação da economia portuguesa, em grande parte devido ao aumento exponencial do turismo, do qual o surf reclama já uma enorme fatia, é um dos fatores apontados para a estabilidade. Outro dos fatores é precisamente o facto de, globalmente, o clima de paz ter melhorado significativamente em 93 países. 

No final do ranking está a Síria que, pelo segundo ano consecutivo, é apontada pelo IEP como o país menos seguro para se viver.