Joana Schenker venceu no fim de semana o La Salie Pro, a etapa inaugural do ETB (European Tour of Bodyboard), iniciando assim, em França, a defesa do título europeu feminino da melhor maneira.

A atleta portuguesa derrotou, na final, em Arcachon, duas campeãs do mundo: Alexandra Rinder, das Ilhas Canárias, campeã do circuito mundial profissional, e a portuguesa Teresa Almeida, campeã mundial ISA. No quarto posto da final ficou a espanhola Madi Fernandez.

“Estou, obviamente, muito satisfeita”, confessou Joana Schenker, acrescentando: “O ETB é um dos meus objetivos deste ano e é muito encorajador começar o ano a ganhar. Sei que ainda tenho mais quatro etapas pela frente, mas sabendo que três são disputadas em Portugal, tenho boas perspetivas. Mas quero pensar em cada etapa individualmente. Depois, no fim, logo se verá, pois a concorrência é muito forte e o nível elevado.”

No masculino, foi o francês Pierre-Louis Costes quem levou a melhor vencendo na final o compatriota Michael Kerlir que terminou na segunda posição. Nos derradeiros 20 minutos PLC conseguiu um score de 18.50 pontos, enquanto kerlir se ficou apenas pelos 13.90 pontos.

Em terceiro e quarto lugares dois atletas marroquinos que começam a fazer sérios estragos no mundo da competição: Anas Haddar (3º) e Brahim Iddouch (4º). Hugo Pinheiro foi o melhor atleta português na divisão masculina alcançando as meias finais.

Refira-se que o circuito terá etapas em Aveiro, em agosto, Açores, em setembro, e Madeira, em outubro. A derradeira etapa será em Marrocos em data a confirmar.

Calendário completo aqui.