Lídia Nascimento, que reside em Santa Cruz, foi a vencedora da 1.ª edição do Movimento Faz pelo Planeta, uma iniciativa criada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e tem como objetivo destacar ativistas ambientais que fazem a diferença no planeta diariamente. A entrega de prémios decorreu no passado dia 18 de novembro, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa.
Lídia Nascimento fundou, em conjunto com o marido, Manuel Nascimento, o projeto Mar à Deriva – Adrift Sea, com o qual já retiraram da costa portuguesa quase 30 toneladas de lixo nos últimos três anos. Para além de recolherem
lixo marinho, procuram sensibilizar para esta problemática através das redes sociais.
Segundo a ambientalista, “este prémio é muito importante, não por ser para mim, mas pelo reconhecimento de que o lixo marinho é um problema muito grave para o ambiente”.
O Movimento Faz pelo Planeta é um programa de mobilização que, partindo da promoção da reciclagem de resíduos e da economia circular, quer inspirar os diferentes setores da sociedade portuguesa a tornarem-se agentes de mudança, participando no movimento global pela defesa do planeta.
Lídia e Manuel Nascimento são, aliás, presenças regulares do Circuito Nacional de Bodyboard Open. Em 2021 Manuel Nascimento ficou em 28.º lugar do ranking. Além disso, este ano, através do projeto Mar à Deriva, realizaram em simultâneo à competição ações de limpeza de praia e remoção de lixo marinho nas etapas da Figueira da Foz e Ilha Terceira.
Um bem haja pelo vosso trabalho. xxx
