Jovem atleta português, oriundo da Póvoa de Varzim, de 17 anos, está já entre os 8 melhores atletas juniores da edição 2021 da World Cup Frontón King que tem lugar na desafiante e empolgante onda de El Frontón, nas Ilhas Canárias.

Desde o meio de outubro que Joel Rodrigues se encontra na ilha da Gran Canaria para treinar e competir no exigente Frontón King. Em jogo está o título mundial Pro Junior.

Depois de há dias ter sido afastado do quadro Open, na ronda 3, eis que ontem (resumo aqui) Joel deu um passo importante na conquista do cetro mundial júnior. Venceu duas baterias da divisão Pro Junior, referentes às rondas 4 e 5, e está já no Round 6 com outros 7 competidores. Já só restam, portanto, 8 atletas na Pro Junior.

Ao contrário do que está a ser referido, o Joel ainda não se encontra nas meias-finais, mas está antes na ronda 6 (ou ronda de 8 atletas, se preferirem). Só se avançar, vencendo a sua bateria no Round 6, frente a Gadiel Martel e David Pérez Miranda, ambos de Espanha, e Micheel Yancce, do Peru; alcançará finalmente as 1/2 finais man-on-man da competição.

Estamos confiantes que Joel superará o desafio, mesmo sabendo que pela frente terá um motivado David Pérez Miranda, o bodyboarder canário que aquando do Pro Junior do Sintra Pro 2021, em setembro último, saiu vencedor e empurrou o português para o 3.º lugar da final.

Embora sejam contas de outros campeonatos, importa realçar que Joel Rodrigues encontra-se em sexto lugar no Circuito Nacional Open, onde ainda falta realizar uma etapa. O ano passado, neste mesmo circuito, o atleta do Clube Naval Povoense terminou a temporada no sétimo posto.

Como se isto não fosse suficiente, resta mencionar que a sua carreira enquanto esperança foi das mais vitoriosas que já nos foi dada a observar, sagrando-se heptacampeão nacional em 2020 (1x Sub-12, 1x Sub-14, 3x Sub-16, 2x Sub-18).

Numa entrevista concedida à Vert, em novembro de 2019, Joel Rodrigues dizia-nos que os seus planos para o futuro, enquanto júnior, “são ser campeão europeu e mundial Sub-18”. Nós acreditamos que tal pode acontecer e o tira-teimas está apontado para sábado (30 novembro), dia em que serão definidos os novos campeões do Frontón King – e, claro, será também coroado o campeão mundial Pro Junior. xxx

Vamos a isso, Joel!