Além da 1.ª etapa do Nacional Open, que tem lugar entre 8 e 9 de abril (ler mais aqui), o Caparica Primavera Surf Fest também tem preparada uma demonstração de tow-out que irá levar o bodyboard às alturas!

Na prática, o tow-out passa por rebocar bodyboarders com uma mota de água, a grande velocidade contra uma onda, de modo a que esta sirva de rampa para uma manobra aérea. 

“É fundamental que o piloto e o bodyboarder que estão a fazer tow-out se conheçam muito bem. Assim como é importante que o piloto seja, ele próprio, bodyboarder. Pois só com estas duas condições é possível ler a onda e colocar o atleta no sítio certo”, explica Edmundo Veiga, um dos pioneiros desta atividade em Portugal. 

Convidado a definir o tow-out, Veiga é sucinto mas objetivo: 

“É o bodyboard levado às alturas, literalmente. A velocidade que é possível imprimir com a mota de água traduz-se numa altura muito maior das manobras, permitindo fazer coisas que no bodyboard tradicional são muito mais difíceis. E no Caparica Primavera Surf Fest, com as condições adequadas, vamos dar espetáculo.”

Aponta na agenda, pois 9 de abril é o dia em que o Caparica Primavera Surf Fest Tow Out irá ter lugar. Já falta pouco. 

Comentários