Dia carregado de boas ondas e muita emoção que começou às primeiras horas da manhã. À partida, quatro candidatos ao título (PLC, Jared Houston, Iain Campbell), todos em prova e cada um num dos heats do Round 2. 

Todos cumpriram os requisitos e os objetivos e acabaram por avançar aos quartos man-on-man. Nessa fase da prova, a primeira surpresa apareceu logo no Heat 1, quando Tristan Roberts regista 14,75 pontos e afasta Iain Campbell, campeão mundial 2017, da “title race”. 

Mais tarde, no Heat 4, também Pierre-Louis Costes vê o sonho do terceiro título mundial da carreira deitado por terra, frente a Uri Valadão (campeão mundial 2008), com o brasileiro a fazer uma bateria muito inteligente e em perfeito controlo do início ao fim (12,75 x 8,10). 

Com PLC totalmente afastado, Tanner McDaniel e Jared Houston eram os sobreviventes que ainda podiam levantar a taça de campeão do mundo. No entanto, para isso acontecer, o havaiano tinha que vencer o Nazaré Pro 2018, enquanto o sul-africano tinha também tinha que vencer para poder disputar, logo depois, um Super Heat (Surf Off) com Iain Campbell, até então a liderar o ranking com 24.000 pontos. 

Nazare Pro 2018 – Final Day Highlights

Congratulations Jared Houston 🏆#NazarePro #NazarePro2018

Publicado por APB Tour em Sábado, 13 de Outubro de 2018

Contra todas as probabilidades, foi isso que acabou por acontecer. Houston passou por Roberts na primeira meia-final (12,50 x 4,35) e McDaniel por Valadão na segunda meia com 12,50 x 7,65 pontos.

Tubos e manobras de alto nível, como backflips, inverts e air reverses, estavam a dominar a competição até então. Na final, a toada manteve-se com Tanner a conseguir 8 pontos e uma segunda onda de 6 pontos nos minutos iniciais, mas Jared reagiu com um air reverse numa junção pesada que valeu 10 pontos – arrecadando a vitória no Nazaré Pro com 17,00 x 14,00, isto depois de o ter conseguido pela primeira vez em 2015. 

Nazare Pro 2018 – Final Jared Houston 10

Jared Houston showing the world how it's done 🏆Massive congratulations to the new #NazarePro & APB Tour 2018 World Champion!!

Publicado por APB Tour em Sexta-feira, 12 de Outubro de 2018

Foi um verdadeiro “knock out” a Tanner que tinha já um avanço considerável e, por isso, uma mão a agarrar o troféu. 

Esta conjugação de resultados deu ainda a derradeira chance a Iain e a Jared, dois sul-africanos agora empatados na liderança da APB Tour, de disputarem um Super Heat – tal como sucedeu na categoria feminina há dias. Nessa bateria, com 8,75 e 7 pontos, Houston superou o conterrâneo deixando Iain à procura de 8,26 pontos para virar o resultado a seu favor. 

Jared Houston venceu o Nazaré Pro, venceu o Super Heat e arrecadou o segundo título mundial da carreira depois de ter vencido pela primeira vez em 2015. Tudo está bem quando acaba bem. 

Até 2019! 


Fotografia: Vitor Estrelinha/CMN

Comentários