Pierre-Louis Costes é o vencedor do Nazaré Pro 2016. O prodígio do bodyboard, nascido em França, mas a residir há vários anos em Portugal, venceu, hoje, na grande final, o havaiano Dave Hubbard.

“Sinto-me feliz. Adoro a Nazaré e este lugar. Sinto que ganhei em casa”, declarou PLC em frente ao público que compareceu este domingo na Praia do Norte. O campeão revelou ainda, logo de seguida, que tinha como principal objetivo “fazer um bom resultado nesta sétima etapa da APB Tour 2016”.

Pierre terminou a final com 15.25 pontos, vencendo o havaiano sem qualquer margem para dúvidas, deixando Dave Hubbard sem uma nota de backup e sempre a correr atrás do prejuízo, com apenas 8.50 pontos.

O sul-africano Iain Campbell, até então líder do ranking mundial, venceu a “Podium Final”, classificou-se em terceiro lugar na prova com Jeff Hubbard a terminar no quarto lugar.

O Presidente do Conselho de Gerência da Nazaré Qualifica e Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, “agradeceu o grande espetáculo dado pelos atletas” em frente ao público, durante a cerimónia de entrega de prémios, e perante uma audiência mundial que nos últimos dias tem vindo a testemunhar o verdadeiro potencial das ondas da Nazaré através da transmissão de internet.

“Sei que gostam muito da Nazaré e de vir surfar à Praia do Norte. Sintam-se confortáveis para regressar sempre”, disse o autarca, adiantando também que a prova irá regressar no próximo ano: “Queremos continuar com este evento APB no melhor beach-break do mundo, a Nazaré.”

O Nazaré Pro 2016 retoma a ação amanhã, por volta das 7:30, com vista a apurar os campeões na categoria Pro Junior e Feminino, cuja final será disputada entre a brasileira Isabela Sousa e a canária Alexandra Rinder. Já a bateria que irá definir os terceiro e quarto lugares será disputada entre a portuguesa Joana Schenker e a experiente brasileira Neymara Carvalho.

No que diz respeito a ranking masculino, após a etapa da Nazaré, Iain Campbell continua a liderar, com 23360 pontos, mas PLC é agora segundo, com 23200 pontos, e Jeff Hubbard terceiro classificado com 20400 pontos. Amaury Lavernhe, Alex Uranga, Dave Hubbard, Tristan Roberts, Alan Muñoz, Eder Luciano e Maxime Castillo, por esta ordem, fecham o top 10.

Acompanha o último dia de competição em Apbtour.com/live