Terminou este fim de semana o Circuito Nacional de Bodyboard Open e Dropknee. A prova, Peniche Bodyboard Meeting by Montepio 2016, uma organização do Peniche Surfing Clube, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Peniche, foi simultaneamente a 5.ª e última etapa da divisão Open e 4.ª e última etapa em Dropknee.

Ondas de meio metro, “clean” e praticamente sem vento, serviram para apurar os novos campeões nacionais ao longo de dois dias na Praia dos Supertubos, a joia principal (mas não a única) da península de Peniche no que diz respeito a ondas. 

A ação, essa, como já era de esperar, esteve bem animada com os melhores bodyboarders do país a fornecerem o espetáculo que foi sendo cada vez melhor e mais intenso à medida que as finais se aproximavam. 

No que diz respeito à categoria Dropknee, o campeão nacional de 2014 (Tiago Pimentão) perdeu na primeira ronda e deixou o caminho livre para a concorrência. Mais tarde, o campeão em título da disciplina, Diogo Pimenta, original do Porto, não conseguiu desenvencilhar-se de Bruno Dias e Nicolas Rosner e acabou por sucumbir nas meias finais. 

A luta pelo título ficou assim resumida a Hélio “Laranja” Conde e Nuno “Batata” Leitão que alcançaram com muito mérito a bateria final. Nesse último confronto, o incansável Nicolas Rosner não conseguiu melhor do que um quarto lugar, enquanto Bruno Dias agarrou o terceiro posto. Na luta pela vitória na etapa, que dava assim também acesso ao título de campeão nacional, estiveram Hélio Conde e Nuno Leitão. Entre eles, ao longo de 25 minutos, as mudanças no comando do heat foram constantes. 

Quase no final, quando já nada fazia indicar o contrário, “Batata” apanha uma derradeira onda, faz um slash pelo lip – com direito a lay back – e acaba por virar o resultado a seu favor, vencendo assim a etapa e alcançando também um dos seus sonhos de sempre, vencer o campeonato nacional neste estilo tão peculiar de que é fá desde miúdo. 19 anos após a conquista do seu primeiro e único título português, na divisão Open (em 1997), “Batata” torna-se campeão nacional em Dropknee. Face ao talento imensurável de tão carismático bodyboarder, é caso para se dizer, fez-se justiça desportiva. 

Já na divisão Open, com o afastamento de Ricardo Rosmaninho numa fase ainda inicial da prova, a luta para o final ficou entre Manuel Centeno e Hugo Pinheiro, primeiro e segundo classificados no ranking antes do início da prova. Hugo Pinheiro, campeão em 2015, acabou por perder, nos últimos instantes, para João Barciela e Fábio Farricha na primeira meia final. 

Com a eliminação do seu adversário direto, Manuel Centeno pôde descomprimir por completo, celebrou até com os amigos a conquista de mais um título nacional Open (o oitavo entre um total de 10 títulos conquistados; tem +1 Júnior e +1 Masters no currículo) antes de entrar na água. 

O “arquiteto do bodyboard” não chegou à final, terminou em 4.º lugar na segunda meia final, mas alcançou mais um feito inédito e deixou claro que ainda tem muito para dar. Jaime Jesus esteve impressionante nesta etapa, arrancou alguns dos maiores scores, mas ao ficar em terceiro não alcançou a final. 

Completaram então o quarteto finalista Daniel Fonseca e Dino Carmo. Este último, muito forte e consistente nos flips, dando ARS’s bem explosivos e projetados, acabou por levar a melhor perante a concorrência, conquistando a vitória no Peniche Bodyboard Meeting by Montepio e os respetivos 500 euros de prémio. Foi a primeira vitória do atleta nazareno no Circuito Nacional 2016 depois de ter conseguido uma série consistente de três quintos lugares consecutivos esta temporada. 

Daniel Fonseca, também ele com um nível altíssimo do primeiro ao último heat, terminou em segundo lugar num dia em que celebrou mais um aniversário, deixando o antigo campeão nacional João Barciela em terceiro e o jovem local Fábio Farricha num incrível quarto lugar. 

Na cerimónia de entrega de prémios foram atribuídos ainda mais dois troféus, os de Melhor Onda by Kogia, quer em Dropknee quer em Open. Na primeira o vencedor foi Hélio Conde, com 7.50 pontos conseguidos na final; a segunda foi vencida por Dino Carmo com 8.00 pontos conseguidos durante as meias finais. 

Em breve revelaremos os rankings finais, mas para já fica com o vídeo que faz o resumo do primeiro dia de prova.