Decorreu este fim de semana, na praia de Leça da Palmeira, a 3.ª etapa do Circuito de Bodyboard do Norte (CBN). A prova, disputada nas categorias sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, Feminino, Open e Master recebeu quase 100 inscritos e surpreendeu as centenas de espetadores com o alto nível competitivo e qualidade das performances dos atletas. Antes, nos dias 25 e 26 de maio, foram coroados os campeões nacionais universitários de Bodyboard.

As excelentes condições meteorológicas, aliadas à qualidade das ondas, proporcionaram a oportunidade perfeita para as admiráveis manobras e pontuações registadas pelos atletas ao longo de toda a competição. As condições do mar estiveram particularmente favoráveis na manhã do segundo dia de competição, altura em que começaram a ser disputadas as finais dos escalões mais jovens. Destaque para a grande amplitude de idades dos participantes presentes nesta etapa, que incluiu atletas desde os 6 anos até à categoria master, com mais de 35 anos.

Apesar de esta ser a penúltima prova do circuito, os resultados permitiram já apurar quatro virtuais campeões regionais. Miguel Matos (sub-12), Joel Rodrigues (sub-14), Ana Peres (feminino), e Tiago Castro (master) venceram a etapa nos respetivos escalões e asseguraram a vitória no CBN. Nos escalões sub-16, sub-18 e Open a vitória na etapa sorriu a Joel Rodrigues, Pedro Machado e Octávio Silva, respetivamente. A decisão quanto ao campeão regional nestas categorias ficou adiada para a quarta e última etapa do CBN, que se realiza em Esposende, nos dias 21 e 22 de outubro. 

“Confesso que o nível de espetacularidade e qualidade das prestações superou as expetativas da organização. O excelente estado do mar ajudou os atletas, e estes responderam com exibições de enorme qualidade”, refere Nuno Azevedo, responsável pela organização do CBN. “Estar inserido num cartaz como o do Wave Series, que conjuga os melhores desportos de mar, é uma excelente oportunidade para nós e é essencial para a promoção desta modalidade fantástica”, acrescenta o organizador.

Nos dias 25 e 26 disputou-se o Campeonato Nacional Universitário, na modalidade de Bodyboard. Foram coroados como campeões nacionais Ricardo Rosmaninho (UP), Mariana Machado (A.AUE) e a Universidade do Porto. 

Esta competição marca o final de um intenso mês de maio, com o cartaz Wave Series 2017 a levar o melhor dos desportos de mar às praias do Porto e Matosinhos. Foram quatro fins de semana recheados de qualidade e espetacularidade, propiciada pelos melhores atletas das modalidades de Surf, Stand up Paddle, Longboard e Bodyboard.