E o quarto dia do Sintra Portugal Pro 2015 (Praia Grande, 22 a 27 de setembro) sorriu ao sul-africano Jared Houston (na foto). Depois de, no dia anterior, o campeão mundial Amaury Lavernhe, líder do circuito mundial ter sido afastado da competição, foi a vez do segundo homem na lista da APB, o brasileiro Uri Valadão, cair para fora da folha de heats, abrindo caminho para Houston que aproveitou da melhor maneira com a exibição mais impressionante de todo o campeonato: dois inverts gigantescos premiados com um total de 17.40 pontos que se traduziram no afastamento do brasileiro Eder Luciano aos oitavos de final “homem a homem”.

Uri não conseguiu ir além da ronda 5, surpreendido pelo marroquino Laudiyi Saad e pelo australiano Lewy Finnegan. Australiano que, no quarto posto do ranking APB, mantém-se em prova e pode também beneficiar de um bom resultado no Sintra Portugal Pro.

“Para mim, foi uma surpresa grande porque esperava um bom resultado aqui. Tinha muita vontade porque coloco sempre muita pressão sobre mim quando compito aqui; venci aqui várias vezes e é um lugar muito especial para mim. Foi uma atuação horrorosa”, assumiu um desgostoso Uri Valadão que agora vai colocar todas as fichas na etapa da Nazaré, próxima paragem do mundial APB: “Parece uma onda muita boa, do género que eu gosto muito, parecida com Itacoatiara (no Brasil) e tenho esperança de conseguir fazer uma boa performance…”

Destino semelhante ao de Uri tiveram os portugueses Daniel Fonseca, Ricardo Rosmaninho e Manuel Centeno, últimos resistentes na competição masculina da Praia Grande, mas que não resistiram à forte concorrência internacional. Daniel soçobrou num heat “da morte” com Jared Houston e a lenda havaiana Mike Stewart, na quarta ronda; Manuel Centeno e Ricardo Rosmaninho chegaram aos oitavos de final mas cederam frente a Pierre Louis Costes e David Barbosa, respectivamente.

Isabela “out”
Entretanto, na competição feminina, mais uma surpresa: a ex-campeã mundial e segunda do ranking, Isabela Sousa foi surpreendida pelas japonesas Sari Ohhara e Mayumi Tone e aumentou as expectativas para a última etapa do circuito feminino, na Nazaré. Entretanto, a atual campeã mundial e líder do ranking, Alexandra Rinder, conseguiu prosseguir em prova e parte para a etapa nazarena como favorita.

Para as cores portuguesas, o saldo também foi positivo, com Catarina Sousa e Marta Leitão a passarem um heat completamente português no qual Teresa Almeida foi a sacrificada.

“Batata” soma e segue em DK
Na competição de Dropknee, Nuno “batata” Leitão tornou-se o único sobrevivente português, tendo vencido o seu heat da ronda 4, enquanto Diogo Pimenta foi eliminado frente a Edgardo Gomes (Porto Rico) e David Chaillot (França).

A ação continua amanhã, às 8h, e pode ser acompanhada em www.sintrabodyboard.com


Fotografia: Pedro “Mike L Nite” Patrício