O Gran Canaria Frontón King 2022, a prova mais aguardada e também a última etapa do IBC World Tour, chega esta temporada carregada de novidades e surpresas com vista a celebrar o seu décimo aniversário.
A prova, que está prevista para 15 a 30 de outubro, voltará à onda do Frontón, em Gáldar, Gran Canaria, o epicentro mediático do bodyboard mundial, com alguns dos melhores atletas do momento, nomeadamente, o sul-africano Tristan Roberts, atual campeão mundial, o chileno Alan Muñoz e ainda o havaiano Tanner McDaniel, todos eles na corrida ao título mundial.
A lista de inscritos é abismal e, de acordo com a organização, conta com a participação de 138 atletas de 17 diferentes nacionalidades. Além da categoria Masculino Profissional, onde o cetro está por atribuir, o evento irá ainda definir o novo campeão mundial Pro Junior, além do campeonato Women Pro AM, que não pontua para o circuito mundial, mas que demonstra que também “elas” se atrevem a desafiar A Besta.
Novidade, este ano, na Pro Junior, é a presença dos três finalistas do The Grom King, um circuito insular das Ilhas Canárias promovido pela organização do FK e que visa formar novos talentos do desporto. Com esta linha de pensamento, a organização voltará a premiar nesta edição o melhor atleta canário júnior com uma viagem e despesas de deslocação pagas a três etapas da perna sul-americana. Um prémio cujo valor está estipulado em mais de 5 mil euros, que dá a oportunidade e permite impulsionar uma carreira profissional num jovem atleta.
Outra novidade em 2022 será a coroação de Rey de Reyes, uma competição entre os campeões de todas as edições do Frontón King, com a presença de quatro riders canários e quatro riders internacionais. Um título muito especial que irá, seguramente, apimentar a ação.
E como se isto não fosse suficiente, a organização do FK pôs ainda de pé um programa especial para a décima edição, que inclui uma dezena de concertos e DJs em todos os fins de semana, entre 15 e 30 de outubro, no local de prova, e ainda a terceira edição do Skate King, campeonato de skate, com a presença de atletas profissionais. Stands variados, uma cafeteria e ações de solidariedade fecham a oferta de 2022.
Com um retorno para a ilha de mais de 2 milhões de euros e um impacto de mais de 5 milhões de espetadores através da sua transmissão em direto e redes sociais, o Frontón King converteu-se num dos eventos desportivos mais expressivos e representativos da Gran Canaria na última década. xxx