A final do Circuito de Bodyboard do Norte foi decidida hoje em Espinho, saindo vitoriosos desta prova regional Joel Rodrigues em Sub-12, Marco Vieira em Sub-14, Pedro Machado em Sub-16 e João Veloso, atleta espinhense, em Sub-18. Na categoria feminina, Ana Peres soma o primeiro lugar em Feminino e em Feminino Sub-18. Ricardo Rosmaninho sagrou-se vencedor na categoria de Open e em Masters o vencedor foi João Zamith. Chegou, assim, ao fim a competição regional que passou por Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Leça da Palmeira e, finalmente, Espinho. A cidade que recebeu a etapa final integra este campeonato no Prozis Surf Pro Espinho, que está inserido na marca Espinho Surf Destination, que tem como objetivo reforçar a posição da cidade como destino privilegiado para a prática do surf e atividades ligadas ao mar.

Vicente Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Espinho, esteve presente na cerimónia de atribuição de prémios aos vencedores, onde mostrou o seu “contentamento ao ver o elevado número de pessoas que este tipo de atividades mobiliza, e o esforço dos atletas, mesmo contra as condições meteorológicas adversas”.

No pódio do Circuito de Bodyboard do Norte, na categoria Sub-12, ficou ainda José Silva, em segundo lugar e Miguel Silva, em terceiro. Na categoria Sub-14, Rodrigo Carvalho ficou em segundo lugar e Vasco Gonçalinho alcançou o último lugar do pódio. Já em Sub-16 o segundo classificado foi José Silva e o terceiro foi Jacinto Pascoal. Em Sub-18 Octávio Silva conseguiu a segunda classificação e Isaac Moreira a terceira. Na categoria Feminino Sub-18 a segunda classificada foi Carolina Brito e a terceira Daniela Castro. Já em Feminino foi Filipa Fernandes quem conseguiu o segundo lugar e Rute Moreira conseguiu o terceiro. Open teve em segundo Manuel Centeno e em terceiro Isaac Moreira e, finalmente, em Masters foi Ricardo Marques o segundo classificado e Raúl Pacheco o terceiro.

A nível desta última etapa, os atletas José Silva, em Sub-12, Marco Vieira em Sub-14 e Pedro Machado em Sub-16 foram os vencedores da última etapa do campeonato, em Espinho. João Veloso em Sub-18, Ana Peres em Feminino Sub-18, Ana Adão em Feminino, Ricardo Rosmaninho em Open e Ricardo Marques em Masters foram também campeões na etapa final. Manuel Centeno perdeu, assim, a vitória para o jovem povoense Ricardo Rosmaninho, que foi, em Espinho, o atleta que conseguiu o melhor score total, 14,17 pontos, e a melhor onda, que valeu 7,50 pontos.

O primeiro dia do campeonato começou com muita chuva e condições de tempo e mar não favoráveis ao desempenho dos atletas, mas terminou, no domingo, com condições quase perfeitas para a competição. De acordo com o responsável desportivo da prova, Gonçalo Pina, “Só foi possível trazer esta prova de bodyboard para Espinho porque reunimos o know how de uma equipa técnica com as ondas fabulosas da zona. Apesar do tempo não ter ajudado, os atletas esforçaram-se e fizeram grandes manobras.”