A prova que decorreu nos dias 17 e 18 de setembro colocou dentro de água os melhores surfistas portugueses e galegos, desta vez para a sua 18.ª edição. A edição de 2016 dividiu-se entre a praia de Cabedelo (sábado) e a praia da Arda (domingo), tendo como base logística o CAR Surf de Viana do Castelo. Sendo que a competição contou com as categorias: bodyboard, surf, longboard, surf feminino e bodyboard feminino.

No bodyboard open houve supremacia dos atletas lusos. Pedro Machado venceu esta edição do LG, deixando em segundo lugar, José Moreira, seguido do João Polónia e André Barbosa.  O SCV entregou ao vencedor Pedro Machado, um wildcard, que lhe vai permitir competir entre os melhores do mundo, no Viana World Bodyboard Championship 2016, também organizado pelo SCV. Na final do bodyboard feminino Marta Morais venceu, e Catarina Furtado alcançou a segunda posição.  

VIANA REAFIRMA-SE COMO DESTINO DE EXCELÊNCIA  

As ondas vianenses constituem um atrativo importante para a visita diária de dezenas de turistas nacionais e internacionais, sobretudo os da região vizinha da Galiza. O surf/bodyboard é uma das modalidades desportivas que mais tem contribuído para a afirmação de Viana do Castelo como destino náutico de referência internacional. Para esta realidade, o trabalho desenvolvido pelo Surf Clube de Viana tem feito toda a diferença a par das excelentes condições naturais existentes no concelho.  

Para além da sua ação na promoção da cidade, da região e da prática dos desportos de ondas, este evento é um excelente exemplo do espírito de cooperação e camaradagem entre Norte de Portugal/Galiza, e quiçá paradigma a seguir por outras euro-regiões, em prol do desenvolvimento transnacional e sustentável destas modalidades.