Depois do Boogie Chicks, realizado em Carcavelos, em abril (ver resumo aqui), o ETB – European Tour of Bodyboard avançou para a ilha canária de Tenerife com o Socorro Classic, que teve lugar entre 24 e 28 de setembro.

David Pérez venceu a categoria Open, enquanto o jovem basco Unax Pascual brilhou na Pro Junior (e fez segundo na Open), a portuguesa Luana Dourado repetiu a vitória do ano passado no Feminino e o francês Fabien Thazar venceu a competição no Dropknee.

Natural de Realejos, a praia que sediou a prova, David Pérez foi coroado campeão Open do 2025 El Socorro, com um score de 17,66 pontos numa final que se pode considerar épica onde o basco Unax Pascual (14,60), o francês Amaury Lavernhe (14,46) e o português Joel Rodrigues (14,30) lutaram pela vitória até o último minuto.

Antes da final, Pérez revelou uma abordagem humilde: “O que eu quero é mostrar às pessoas o meu surf; estou a tentar atingir o meu melhor nível. Embora o cenário competitivo não seja o meu foco agora, é verdade que adoro competir em El Socorro.”

Unax Pascual foi o vencedor na categoria Pro Junior, com 13,25 pontos, e participou também da final masculina, terminando nas semifinais desta categoria com 12,65 pontos, ficando em segundo lugar, atrás de David Pérez.

O bodyboarder basco foi uma das figuras mais brilhantes nas estatísticas do ETB de El Socorro ao longo de todo o evento, com pontuações consistentemente altas, tanto nos resultados combinados das baterias em que competiu como entre as melhores ondas surfadas.

Na categoria feminina, a portuguesa Luana Dourado repetiu a vitória do ano passado. Dourado obteve 10,90 pontos na final, superando assim a compatriota Teresa Padrela (9,90) e a austríaca residente em Tenerife, atual campeã mundial, Alexandra Rinder (9,85), numa final que contou também com a compatriota Joana Schenker, formando assim um quarteto que reuniu o melhor do bodyboard feminino mundial.

“Foi muito bom ganhar a segunda etapa do europeu e assim ganhar confiança para o resto da época. Sem dúvida, ganhar aqui pelo segundo ano consecutivo, com tanta concorrência e todas nós a surfar muito, foi excecional. Agora é descansar que para a semana há mais,” disse a campeã portuguesa.

Já o francês Fabien Thazar venceu a divisão Dropknee numa final que também contou com a participação dos canários Samuel Figueroa e Hugo Hernández, e do venezuelano residente na Gran Canaria, Ángelo Freda. Thazar, da Ilha Reunião, conquistou a vitória com uma pontuação de 12,50 pontos.

A próxima etapa tem lugar em LaCícer, na Gran Canaria, entre 3 e 5 de outubro. Até lá!