Hoje está de parabéns a fantástica, única e inconfundível Dora Gomes, pois celebra 54 anos de vida [29/01/1971]. Para quem não faz a mínima ou nunca ouviu falar, importa referir que Dora Gomes foi uma das pioneiras do bodyboard feminino português e uma das primeiras atletas a representar Portugal no exterior. 

Com um trajeto iniciado em 1987, então com 16 anos, foi na Praia de Carcavelos que descobriu a modalidade e abandonou a ginástica acrobática, iniciando nesse momento uma longa carreira no bodyboard que atravessou três décadas e acabou recheada de importantes conquistas, onde se destacam seis títulos nacionais, quatro europeus e um mundial. 

Em 2004, com 33 anos, Dora Gomes decidiu pôr um ponto final na vida competitiva. Mudou-se então para a Vila do Bispo, na Costa Vicentina, onde acabou por abrir a Sagres Surf Shop. É neste local que ainda reside com a família e filhos, continuando ligada ao bodyboard embora a capoeira seja atualmente a sua atividade desportiva mais relevante. 

Os Encontros Femininos por ela iniciados, que reuniam mães e filhas, praticantes de todas as idades e vindas de todos os pontos do país, marcaram uma geração e fomentaram uma cultura de bodyboard entre a audiência feminina, ao ponto de, por muitos anos, Portugal deter de longe a maior fatia de praticantes femininas na Europa. 

Apaixonada pela Costa Vicentina, pela sua Natureza e beleza e também pelo ritmo brando e sossegado da vida, é de destacar a primeira vitória que alcançou numa etapa do circuito mundial, na Ilha Reunião, em 1995, e também o título mundial conseguido nos Jogos Mundiais da ISA (International Surfing Association) que foram disputados em Portugal, entre as praias de Carcavelos e Guincho, em 1998. 

Momentos especiais que fazem parte da História do bodyboard e que nos cabe a nós recordar e não deixar cair no esquecimento. Por tudo isto e muito mais, por toda a paixão e dedicação, daqui endereçamos os nossos mais sinceros…

Parabéns!


Nota: Artigo publicado originalmente a 29/01/2020.