Se Paul Roach fica na história do desporto por ter modernizado o Dk, então Kainoa McGee fica definitivamente por ser o bodyboarder mais power que alguma vez tivemos oportunidade de observar nessa vertente.

No que diz respeito a Dk, até hoje ninguém chegou aos seus calcanhares em ondas grandes… em especial na infame bancada de Banzai Pipeline onde ainda hoje se atira a 8-10 pés como se estivesse a surfar um metro.

E para quem conhece a potência das ondas do North Shore e especificamente da arena de Pipe, sabe bem que isto só é possível graças a uma grande dose de coragem, capacidade e muito talento.

Segundo o próprio, só começou a surfar em Pipeline por volta de 1986, com 15 anos de idade, precisamente cinco anos depois de se ter iniciado no boogie.

Em todo o caso, apesar de ter sido um dos que mais luta deu a Mike Stewart ao longo dos anos, sendo até candidato ao título mundial por várias vezes, a verdade é que este havaiano acabou por nunca vencer uma prova em Pipe.

Porém, é seguramente um dos que detém um dos melhores registos naquela onda. Ele tem um quinto em 1990 e um terceiro em ’97. Para a história ficam os segundos lugares conseguidos em 1991, 1992, 1994 e 1996, que o tornam, obviamente, num dos melhores de sempre no spot mais famoso do mundo.

A irreverência de Kainoa não abrandou ritmo e continua a dar nas vistas, a ser intimidante, mas hoje em dia é principalmente a versatilidade e o Hawaiian Style que apresenta na água que conquista respeito, estatuto e gera notícia.

Não há um atleta assim tão completo. Ele é um dos mais versáteis que a comunidade já viu, um verdadeiro waterman, que pratica quase tudo o que deslize sobre água (bodyboard, surf, longboard, SUP).

Kainoa é, por exemplo, o único a ter alcançado finais em Pipe, quer em bodyboard quer em surf. Feito que mais ninguém conseguiu…

Hoje em dia é nadador-salvador (profissão de grande prestígio na Meca do Surf), mas também empresário e ator. Esta grande lenda do bodyboard mundial chegou a cruzar a costa portuguesa na década de 90.

#MestresDoEstilo