A cidade de Serra, no Espírito Santo, Brasil, é sinónimo de bodyboard. Pelo terceiro ano seguido, a praia de Jacaraípe vai receber a etapa brasileira da IBC World Tour, o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, uma prova totalmente dedicada ao sexo feminino.
A edição 2024 será realizada de 18 a 27 de abril, prometendo repetir o sucesso dos anos anteriores e consolidando, cada vez mais, Serra como a capital da modalidade no Brasil. A premiação total será de USD$ 37,000.
O evento reunirá as principais atletas do ranking mundial, de cerca de 10 países. Estará presente a japonesa Sari Ohhara, considerada a melhor do momento, que compete em busca do bicampeonato na categoria Pro Women.

Entrarão na água, também, as brasileiras Luna Hardman e Maíra Viana, respetivamente segunda e terceiras do ranking mundial. Ao lado delas, a portuguesa Joana Schenker, as japonesas Namiko Yamashita e Kyra Shirahase, juntamente com a brasileira Maylla Venturin, todas empatadas em quinto lugar.
“Já estamos na contagem regressiva para mais uma etapa brasileira do Circuito Mundial. As melhores atletas do mundo virão para o Espírito Santo em busca de bons resultados na temporada e vamos cuidar de todos os detalhes para que esta edição supere as expectativas”, afirma Neymara Carvalho, pentacampeã mundial e organizadora do evento.

Importa referir que o ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro foi eleito a melhor etapa de 2023 pela International Bodyboarding Corporation (IBC), entre as nove realizadas na temporada. Além de valer pontos para o circuito mundial de bodyboard feminino, a prova entrega também o título mundial Master da disciplina, tendo sido entregue a Mariana Nogueira nos últimos dois anos.
Idealizado por Neymara Carvalho, a prova surgiu em 2021. “Wahine”, que significa mulher na língua havaiana, evidencia o resgate da conexão com os povos indígenas do arquipélago havaiano e inspira o evento. Foi precisamente em águas havaianas que a atleta brasileira venceu uma das mais acirradas disputas do Mundial, em Pipeline, sendo campeã em 2006 e 2011.
Campeãs do Wahine Pro 2023:
Pro: Sari Ohhara (Japão)
Pro Junior: Aarya Tabalno (Havai)
Master Woman: Mariana Nogueira (Brasil)
Open (Amador): Aline Martins (Brasil)
PCD 1: Carla Cunha (Brasil)
PCD 2: Cintya Belly (Brasil)
