O Circuito Mundial de Bodyboard de 2017 terminou com excelentes resultados e os atletas Praia do Norte já se preparam para a nova temporada, com objetivos renovados.

António Cardoso sagrou-se o primeiro nazareno a vencer uma etapa da APB Tour, erguendo a taça em casa, no Nazaré Pro 2017, prova Grand Slam que teve lugar entre 4 e 11 de outubro. Os companheiros, Teresa Almeida e Dino Carmo, deram mostras de grande capacidade de superação, mostrando a sua excelente forma em todas as provas realizadas durante a época, que se apresentou bastante exigente. 

Para António Cardoso, “este foi o melhor ano da minha carreira desportiva até ao momento”. O atleta tinha como objetivo principal marcar o seu nome no Top 10 da tabela do ranking mundial e terminou “em 8.º lugar (melhor português), junto dos melhores do mundo. Não podia estar mais feliz por o conseguir”. 

O sonho de ganhar uma etapa Grand Slam foi a cereja no topo do bolo, “ainda para mais em minha casa. Vencer uma prova do mundial foi a emoção mais forte que tive, e é um reconhecimento incrível de todo o trabalho que desenvolvi. Acredito, cada vez mais, nas minhas capacidades e estou motivado para alcançar patamares mais altos no desporto que escolhi. Resta-me agradecer a toda a equipa de trabalho, aos patrocinadores e família por ajudarem a cumprir os meus sonhos”, refere o atleta.

Com uma agenda cada vez mais preenchida, Teresa Almeida abraçou dois grandes projetos de vida. “Dediquei este ano à construção de um projeto pessoal e tive que o conciliar com o Circuito Mundial” e os resultados foram bastante positivos, “consegui, ainda assim, um excelente 9.º lugar (terceira melhor portuguesa), e estou muito feliz”.

A época 2018 já está a ser preparada e o objetivo é retomar o lugar no Top Mundial. “Agora é começar já a treinar para a próxima época, com o objetivo de voltar a entrar no top 5 mundial”, diz Teresa Almeida.

Dino Carmo deu nas vistas em todas as provas por onde passou, com resultados foram surpreendentes. “Este foi o meu primeiro ano a entrar diretamente nas etapas da APB Tour, e fiquei super feliz por ter atingido o 2.° lugar no primeiro Grand Slam do ano, em Itacoatiara no Brasil, mas também por ter terminado no 11.° lugar (segundo melhor português), entre muitos ídolos que me fizeram escolher este desporto como estilo de vida”. 

As grandes metas da próxima época para este atleta Praia do Norte regem-se pela progressão. “Agora é continuar a lutar pelos melhores resultados possíveis”, promete Dino Carmo.

No campo dos mais novos, Pedro Veigas ficou em 15.º lugar no ranking final do circuito mundial Pro Júnior (Top 16). Foi o segundo melhor Português. Tomás Meca, por sua vez, participou no Nazaré Pro 2017, tendo terminado a sua experiência em 17.º lugar.

Dino Carmo e António Cardoso são os únicos portugueses presentes no Top 30.


Clica aqui para ver os rankings finais de todas as categorias