Houve emoção a rodos na quarta e última etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças/Competição, em Carcavelos, com David Vedor, em sub-18, a estragar o registo perfeito de Joel Rodrigues e Madalena Padrela a vencer a etapa em sub-18 feminino, jogando um papel involuntário na revalidação do título nacional por parte de Filipa Broeiro.

Mas vamos por partes: Joel Rodrigues chegou a Carcavelos como o virtual campeão de sub-16 e sub-18, após vencer as três primeiras etapas em ambos os escalões. O desafio que restava ao jovem de 15 anos era fazer o pleno e vencer todas as etapas do nacional. E quase o conseguiu, tendo vencido a etapa em sub-16. Porém, David Vedor, talento local, não permitiu que Joel fizesse (mais) história do circuito e ganhou em casa, deixando o bodyboarder povoense em segundo. Marco Vieira, em terceiro, e Rodrigo Lopes, em quarto, completaram o pódio.

Em sub-16, Joel dominou, vencendo Francisco Ferreira, outro jovem talento da Linha, de apenas 14 anos, o nazareno Tomás Meca, e Mariana Rosa, que teve uma notável carreira em sub-16 este ano, apesar de estar a competir neste escalão com o objetivo de ter mais treino competitivo.

Finalmente, em sub-18 feminino, escalão que suscitava maior interesse pelo facto de ser o único em que ainda se disputava o título nacional, foi Madalena Padrela quem venceu a etapa, com Filipa Broeiro, a ficar com o segundo lugar e a revalidar o título. Mariana Rosa, em terceiro, sagrou-se novamente vice-campeã nacional. Referência para a quarta classificada, Maria Balsemão, que com 14 anos promete aparecer mais vezes em finais.

Joel Rodrigues, já com os troféus na mão, congratulou-se pelos dois títulos nacionais e avança mesmo alguns projetos de futuro: “Queria acabar o circuito com vitórias em todas as etapas, só consegui no sub-16. No futuro, quero repetir estas vitórias, chegar a umas finais open e sonho ser campeão europeu e também chegar a finais do circuito mundial.”

Entretanto, para Filipa Broeiro, que se despede do esperanças, pois já fez 18 anos, a  partida foi, mais que triste, muito saborosa: “Dei o meu melhor em toda a prova e sim, acusei um pouco a lesão nas costas, mas foquei-me e consegui o meu grande objetivo, revalidar o título. Para o ano quero divertir-me, dar o meu melhor, evoluir e disputar o open e o europeu, além da etapa portuguesa do Mundial.”

Sub-18

1º David Vedor (Estoril Praia)

2º Joel Rodrigues (Clube Naval Povoense)

3º Marco Vieira (Associação Onda do Norte)

4º Rodrigo Lopes (Aqua Carca) 

Sub-18 feminino

1º Madalena Padrela (Aqua Carca)

2º Filipa Broeiro (Ericeira Surf Clube)

3º Mariana Rosa (Aqua Carca)

4º Maria Balsemão (Associação de Bodyboard de Sagres)

Sub-16

1º Joel Rodrigues (Clube Naval Povoense)

2º Francisco Ferreira (Aqua Carca)

3º Tomás Meca (Clube Desportos Alternativos da Nazaré)

4º Mariana Rosa (Aqua Carca)

Campeões Nacionais 2019

Joel Rodrigues – Sub-16 e Sub-18

Filipe Broeiro – Sub- 18 Feminino