O ASCC Horta Memorial, que já vai na sua 4.ª edição, contou com cerca de 60 inscritos de norte a sul do país e foi disputada nas categorias de Bodyboard Open, Dropknee e Bodysurf Open e relembra um dos grandes ícones da região, Ricardo Horta, que influenciou no seu tempo tantos novos talentos na Caparica.

As ondas rondaram entre o 0.5m/1m, vento offshore e boas condições, especialmente na meia-maré com um pico de esquerda bem comprido e muitas secções para excelentes manobras.

No primeiro dia decorreram os oitavos e os quartos de final do Bodyboard e Bodysurf e ainda as meias-finais do Dropknee deixando as grandes finais para o domingo de manhã aproveitando a melhor maré.

Np Bodyboard Open, Hélder “Dicha” Mendes esteve sempre muito bem durante toda a prova e acabou por vencer numa grande luta com o atleta da Ericeira, André Alves (14.00 x 12.90 pontos). André Rodrigues, por sua vez, terminou em terceiro lugar e o atleta local Bruno Câmara em 4.º.

Já no Bodysurf, o vice-campeão nacional Rodrigo Carrajola não deixou fugir a vitória deixando o jovem Jaime Bonito em 2.º (12.00 x 9.40 pontos). Pedro Collaço, de Peniche, terminou em 3.º e Nuno Mesquita, atleta local, em 4.º.

Na mítica prova de Dropknee, Hélder Mendes fez a dobradinha e levou o segundo troféu do dia. A jovem promessa na modalidade, Rodrigo Vinhais, ficou em 2.º lugar (11.00 x 7.70 pontos). Mário Povoa, da Ericeira, arrecadou o 3.º lugar e Nuno Pereira terminou em 4.º.