Arrancou esta manhã com ondas de gala o primeiro de dois dias da etapa portuguesa do European Tour of Bodyboard 2023, integrado no Sintra Pro Fest, festival da modalidade – que ainda terá uma etapa do Mundial (IBC) a arrancar quarta e a decorrer até domingo – na Praia Grande.
Uma prova do ETB aberta a todas as nacionalidades, mas que teve um português em lugar de destaque: Daniel Fonseca (foto no topo), que ganhou a 3.ª etapa do Nacional ontem, aproveitou as melhores condições de mar do dia para somar a melhor pontuação do dia (14.00 pontos) com apenas duas ondas surfadas, um 5.25 e um 8.75 pontos, a melhor onda da jornada.
Daniel Fonseca resumiu a prestação de hoje dizendo que “Assim que cheguei à praia vi que estavam boas ondas e sabia que era importante passar em primeiro para poder evitar os adversários potencialmente mais fortes na ronda seguinte. Fiz apenas duas ondas, a primeira para sentir o mar e depois arrisquei numa onda que parecia desenhada de perfeita que era [e que lhe valeu o 8.75].”
Quanto às aspirações na prova, Daniel afirmou ainda que “É um Europeu que mais parece um Mundial quando vemos a concorrência, que é muito forte. Mas vou dar tudo para estar na final.”
De resto, foi uma primeira ronda bastante promissora para as cores nacionais, com 19 portugueses em prova e 12 a passar à ronda 2.
Entre aqueles que prometeram mais, referência natural para o campeão nacional Joel Rodrigues, o vice-campeão nacional Ricardo Rosmaninho, Hélder Mendes ou Rodrigo Lopes. Nota também, contudo, para uma agradável exibição de um homem que sabe o que é vencer um ETB, o veterano Silvano Lourenço, campeão do Circuito Europeu em 2007.
Os destaques internacionais pertenceram ao havaiano Dave Hubbard (10x campeão mundial), ao francês Pierre-Louis Costes (foto em cima) e ao basco Alex Uranga, que sobressaíram num lote riquíssimo de atletas que dão a esta etapa do ETB um sabor de Mundial.
Amanhã é o dia das finais e a previsão é francamente promissora. Início de prova às 8h00. xxx