Poderá ser esta uma das soluções para um dos grandes problemas do globo?

Andrew Turton e Pete Ceglinski são dois surfistas australianos que criaram um caixote do lixo flutuante que tem a capacidade de recolher parte da poluição do oceano de uma forma absolutamente mágica. O Seabin, nome dado a este novo caixote do lixo, consegue atrair as garrafas de plástico, papel, combustível e outras impurezas que estejam a flutuar no oceano.

“Queremos fazer o Seabin a partir do plástico que recolhemos. Vamos criar outro exemplar para capturar mais lixo, e assim sucessivamente, num efeito dominó,” explicaram os criadores da iniciativa.

Apesar de ter sido originalmente criado na Austrália, grande parte do design e desenvolvimento está a decorrer em Palma de Maiorca, Espanha. “A localização de Maiorca é importante para o projeto uma vez que é o maior hub da indústria marítima europeia e tem rápido acesso internacional,” explicam os australianos.

O projeto encontra-se agora na fase final de desenvolvimento e o protótipo está a ser testado de forma intensa. A ideia é fazer com que chegue a várias zonas do planeta, por isso, foi lançada recentemente um crowdfunding que visa angariar mais de duzentos mil dólares (neste momento vai em mais de cem dólares).

Sabe mais sobre o projeto aqui.