Depois das mudanças feitas no calendário da Association of Professional Bodyboarders (APB), que atrasaram o início do Circuito Mundial de Bodyboard um mês, a primeira etapa está agora estipulada entre os dias 2 e 12 de julho, no Brasil.

A prova, o Itacoatiara Pro, acontece pelo quarto ano consecutivo na Praia de Itacoatiara, em Niterói, Estado do Rio de Janeiro, e, por ser a primeira após um longo jejum, deve contar com uma adesão forte e uma participação intensa. Os 40 mil dólares de prémio também são um bom atrativo.

Além das categorias profissionais masculina e feminina, a prova conta ainda com a divisão Pro Junior onde os melhores talentos sub-18 poderão competir em si em busca do título mundial. “Esta categoria é importante para a renovação do desporto e também para fomentar o futuro da modalidade”, garante a APB.

Novidade para este ano é ainda a introdução de um segundo palanque na praia. Dependendo das condições, a organização poderá agora optar por realizar a competição no meio da praia (palanque principal) ou em alternativa no canto direito da mesma, conhecido pelas direitas do Pampo.

São doze dias de evento com muita competição e ação, mas também com muitas festas e outras atividades de forma a manter a população e os atletas que viajam de cerca de trinta países diferentes animados.

O detentor do troféu é o sul-africano Jared Houston que estará de volta para ameaçar o reinado de Amaury Lavernhe, o campeão mundial em título.

Para ver o calendário completo basta clicar aqui. No vídeo, em baixo, os “highlights” de 2014.

https://vimeo.com/102169039