Mike Stewart, um dos maiores bodyboarders de todos os tempos, de 53 anos e detentor de nove títulos mundiais, está, a partir desta semana, representado na “Surfers Wall” da Nazaré, espaço museológico instalado na sala do paiol do Forte de S. Miguel Arcanjo.

“É uma honra”, disse o havaiano a determinada altura da cerimónia. Mike Stewart, que é um dos maiores conhecedores das ondas do Planeta Terra, elogiou a aposta da Câmara Municipal nos desportos de ondas e na promoção deste spot de surf único. “Este é um ativo internacional muito importante que tem aqui,” adiantou o pioneiro do desporto. 

O presidente da Câmara, Walter Chicharro, por sua vez, aproveitou a sua presença em Portugal para convidar o bodyboarder, considerado em tempos um dos melhores surfistas do Mundo, a figurar neste mural internacional. A homenagem é justa e impõe-se, por toda a história que Mike carrega, mas também por este ter sido um dos poucos que experimentou e testou a versatilidade das ondas da Praia do Norte. 

Noticia_Paiol2

Desta forma, depois de ter recebido pranchas de surf oferecidas por Garrett McNamara, o havaiano que praticamente colocou o spot na boca do Mundo, pelo alemão  Sebastian Steudner, pelo britânico Andrew Cotton e também pelos brasileiros Carlos Burle, Maya Gabeira e Pedro Scooby, eis que chega a hora de uma boogie board também figurar neste histórico mural. 

A iniciativa é de aplaudir e enche a comunidade de orgulho. Mas atenção! De futuro talvez fosse de bom senso enaltecer também os feitos únicos de dois bodyboarders portugueses cuja performance se salientou nas ondas da Praia da Norte.

Falamos, obviamente, de Ricardo Faustino e Luís “Porkito” Pereira, que, antes das motas de água invadiram o lineup, da azáfama do tow-in e da evidente notoriedade internacional que a praia conquistou hoje em dia; já se aventuravam e quebravam barreiras a remar entre as montanhas sinuosas, íngremes e traiçoeiras das águas do Canhão da Nazaré. 

Um bem haja também a eles pelo desbravamento nos primeiros anos. 


Fotografia: CMN

Comentários