Os benefícios físicos e mentais que a atividade do Bodyboard proporciona são incontáveis, mas podem-se a resumir a sete princípios básicos.

É, sem dúvida, um desporto que requer alguma persistência apesar de fornecer inicialmente – e de forma quase imediata – algumas sensações. Vale a pena iniciar-se numa escola de bodyboard, ter algumas aulas para aprender o básico e evoluir mais rapidamente e de forma segura.

Eis alguns dos benefícios de começar a fazer Bodyboard:

1. Melhora o sistema cardiovascular – Os bodyboarders passam 80% do tempo a remar e como atividade aquática traz um aumento da capacidade respiratória.

2. Melhoria da aptidão física – O Bodyboard exige remada de resistência e explosiva e em certas técnicas e manobras, potência, equilíbrio, agilidade e velocidade.

3. Alivia o stress – Um desporto praticado em contacto com o mar provoca tantas e boas sensações que são difíceis de explicar. Uma receita excelente para reduzir ansiedade e aliviar o stress.

4. Melhoria do sono – O desporto é o melhor remédio para um sono tranquilo. O Bodyboard, sendo exigente e o contacto constante com água salgada, torna a noite mais “profunda”.

5. Terapia alternativa – Muitos estudos revelaram benefícios do surf/bodyboard em ajudar casos de fibrose cística, autismo, depressão e até de transtorno de stress pós-traumático.

6. Transmite valores – Respeito, atitude, entrega, persistência, paciência e superação são alguns dos valores que este desporto transmite.

7. Sensibilidade para o ambiente – Os bodyboarders, como agentes dependentes da Natureza, estão mais sensíveis a problemas ambientais (limpeza de praias, anti-betão, camada de ozono, poluição microplásticos, etc).

Boas ondas e boas entradas! 


Fotografia: Álvaro FR/ESC