Agora mesmo, em pleno Oceano Atlântico está a formar-se uma tempestade que faz lembrar o Hércules. Recordam-se?

Nos primeiros dias de janeiro de 2014 o Hércules irrompeu em força pela costa portuguesa e, em vez das ondas XXL e das sessões épicas com que muitos contavam, tudo o que a tempestade deixou foi um rasto de destruição por onde passou, fruto da sua força incontrolável e desmedida. 

Em toda a costa, de norte a sul, as ondas arrasaram vários bares de praia, deixaram detritos espalhados e atingiram também embarcações. Algumas ondas surpreenderam os curiosos, ao galgar pontões, muros, estradas, restaurantes… como aconteceu no Porto, com várias viaturas danificadas e alguns feridos ligeiros, ou em Matosinhos, Carcavelos, Costa de Caparica e Carvoeiro.

A tempestade Hércules, um potente sistema de baixas pressões que atravessou o Atlântico, provocando ondas de grande dimensão que atingiram primeiro os Açores e, posteriormente, Portugal continental (e outros países europeus). Segundo os dados das bóias do Instituto Hidrográfico, a altura máxima das ondas terá atingido os 15 metros em Sines, com períodos bastante longos, o que atesta a grande quantidade de energia que esteve na sua origem. 

Pois bem, esta semana poderemos ver algo parecido… ou até uma ondulação superior. Até quarta-feira o surf é possível em spots mais protegidos, como o Cabedelo de Viana do Castelo, Matosinhos, Figueira da Foz, Linha de Cascais, Sesimbra, Baleal (em Peniche), São Torpes, Portimão e Lagos. 

Portanto, é seguro afirmar que é de esperar a maior ondulação do ano (apesar de este ter iniciado agora) nesta quinta-feira, com swell orientado de ONO, com ondas de 8 a 10 metros e entre 15 a 20 segundos de período. Mas atenção, a tempestade pode perder força até lá. 

No que toca a surf, infelizmente, tal como o Hércules, não vão existir muitas opções (ou praticamente nenhumas). Acontece que o vento é muito forte do quadrante oeste durante todo o dia de quinta-feira e na sexta roda para sudoeste, também fortíssimo. Na Praia do Norte, por exemplo, os entendidos dizem que o Canhão poderá debitar ondas com cerca de 15 metros (plus), mas em ambiente de loucura total.

Respeito pelo mar é essencial e todo o cuidado e pouco. Portanto, não se aventurem, mesmo nos spots mais protegidos. Se não tiverem plena consciência de que estão seguros e não há qualquer perigo em surfar, então não de façam ao mar. Colocar a vossa vida em risco, é também colocar a de outros. 


Imagens de Magicseaweed.com com animação de MAC – Miguel Assis de Castro