As previsões apontam para a entrada de uma ondulação gigante, formada no Atlântico Norte, durante a próxima semana, esperando-se um dos maiores swells do ano para a próxima quinta-feira, dia 11 de dezembro, o que vai, com toda a certeza, proporcionar mais um bom espetáculo em algumas praias do país, nomeadamente, a Praia do Norte na Nazaré.

São esperadas ondas gigantes que farão seguramente as delícias dos big riders e surfistas que já estão em contagem decrescente para o que aí vem. Como já vem sendo hábito, as sessões do Canhão da Nazaré sobressaem das do resto do país, atraindo atletas de topo que estão sempre à procura das melhores condições para momentos de alta performance e risco.

Tó Cardoso, local desta praia, já comentou o que por aí vem: “Está à vista de todos que isto vai rebentar com força. Para quem fica com aquele nervosismo como eu, aconselho a nadar um bocadinho nestes dias. Resta-nos esperar para saber.”

Mas a ação não se fica apenas pela Nazaré. As praias de Supertubos e Molhe Leste, em Peniche, bem como a de Carcavelos, Paços d’Arcos, Caxias e outros locais mais protegidos poderão dar sinal com ondas verdadeiramente grandes. A sul, no Algarve, o surf também deverá estar garantido.

Na verdade o mar vai está a cair até segunda-feira, crescendo na terça-feira até aos 2.5m para cair novamente ao longo de quarta-feira até 1.6m e 12 segundos de período. No entanto, é na madrugada de quinta-feira, 11 de dezembro, que este swell começa a dar sinal. O máximo da força é por volta das 18h da tarde com 4.7m e 20 segundos de período. Wowwww! O mapa que anexamos é bem exemplificativo do que está para chegar.

Como não detemos qualquer Live Cam, o melhor é seguir mesmo o desenrolar da situação através da marca pioneira nesse serviço: http://beachcam.sapo.pt/pt/livecams