Steph Kokorelis foi o grande destaque do contingente nacional, hoje, segundo dia do 26.º Sintra Portugal Pro, etapa histórica do IBC World Tour que decorre na Praia Grande até domingo.

O bodyboarder de Cascais, antigo campeão nacional de esperanças e internacional português agora regressado à competição, chegou à Praia Grande sem seeding e, como tal, teve que iniciar a competição na primeira ronda. Contudo, singrou heat após heat, vencendo hoje a sua bateria da ronda 6 (não eliminatória) qualificando-se diretamente para a ronda 8 (fugindo à ronda 7 de repescagens).

Está, assim, um passo à frente dos restantes representantes nacionais, nomeadamente, Daniel Fonseca, Ricardo Rosmaninho e Simão Monteiro que passaram a ronda 6 em segundo lugar das respetivas baterias e, como tal, não beneficiando do “salto” para a ronda 8.

Kokorelis, atleta português com ascendência grega, resume assim o percurso, intenso, que tem feito na prova sintrense: “De certa maneira, ajudou-me começar na ronda 1 porque passei mais tempo na água, ganhei ritmo e defini a minha estratégia logo cedo. E, de facto, tem-me corrido bem. Como o mar está grande, tento esperar pelas ondas maiores e assegurar dois scores bons no início da bateria para depois poder explorar manobras mais arriscadas.”

E quanto aos objetivos na prova, Steph assume que “O meu objetivo era atingir a ronda 6. Felizmente, consegui passar diretamente à oito. Agora é dar tudo e chegar o mais longe possível.”

Ainda pelas cores nacionais, ficaram hoje pelo caminho Joel Rodrigues, Afonso Rodrigues e Miguel Ferreira, todos eliminados na ronda 5.

Entretanto, fora da luta dos portugueses, o grande destaque do dia foi para o campeão mundial em título, o sul-africano Tristan Roberts, que assinou a onda mais bem pontuada da competição até ao momento: uma nota 10 perfeita graças a um backflip estratosférico.

Nota artística que premeia mais um dia cheio de ação, ondas grandes e bodyboard do mais alto nível na Praia Grande. E as previsões do mar mantém-se excelentes até domingo, dia em que se distinguirão os campeões do evento e os campeões do Mundo nas categorias Pro Junior Feminino e Dropknee. xxx

Fotos João Araújo