Ao que parece, a segunda-feira foi algo sinistra por Itacoatiara, a praia que se prepara para receber a terceira etapa da APB Tour, em junho próximo.

Um bodyboarder argentino entrou na água, bem cedinho, e acabou por passar mal. O campeão mundial ISA, Eder Luciano, comentou a um órgão de informação brasileiro o seguinte: “Ele entrou junto com uma amiga minha, Isabela Sousa, e quando chegou ao outside eu percebi que era meio iniciante pelo posicionamento na prancha. Eu fiquei até meio assim… ‘Pô, esse cara não sabe o que está fazendo’. Então a gente ficou de olho.”

Como era muito cedo havia pouca gente na água. A tricampeã mundial de bodyboard, Isabela Sousa, também estava em Itacoatiara durante o incidente e contou o que viu: “Quando eu percebi ele já estava fora da água e o pessoal em volta dele. As séries estavam bem pesadas. Havia muita gente em volta, ele estava gritando muito. É, acidentes são coisas que acontecem.”

Segundo Eder, os nadadores salvadores chegaram muito rápido ao local e prestaram assistência. “Logo chegaram os guarda-vidas e ficaram lá um tempão. Eu achava que estava tudo de boa e continuei surfando, até que vi os paramédicos chegando e levando o cara imobilizado.”

Para os locais, este foi um episódio típico de pouca experiência onde o bodyboarder argentino não soube analisar bem as condições do mar. A praia de Itacoa é pequena, mas as ondas são muito fortes, embora, na verdade, segundo os relatos, as ondas nem estivessem muito grandes para os padrões normais de Itacoatiara (na ordem dos 1,5 a 2 metros) 

Aparentemente, o atleta acabou por sofrer uma fratura da bacia e fémur. O vídeo em cima, filmado por Fábio Figueiredo, mostra a parte final do salvamento.