Com novas categorias e uma interação reforçada com o público, o mais internacional concurso de fotografia de desportos de ação e aventura do mundo está de regresso em 2016. As inscrições para o Red Bull Illume abriram no passado dia 1 de dezembro, uma oportunidade única para fotógrafos amadores e profissionais. Além de prémios aliciantes, os melhores trabalhos vão ser publicados em livro e viajar por todo o mundo numa exposição itinerante.

É a grande oportunidade para os fotógrafos amadores e profissionais dedicados a captar as mais incríveis imagens de desportos de ação e aventura – o Red Bull Illume está de volta em 2016 para a sua quarta edição. Criado em 2007, este concurso de fotografia é já uma referência internacional e tem contado nos últimos anos com a participação de inúmeros fotógrafos portugueses – com os especialistas Vasco Neves, Miguel Nunes e João Bracourt a terem os seus trabalhos publicados no livro oficial das 250 melhores fotografias (2010 e 2013, respetivamente). Em 2013 Portugal acabou por marcar também presença no concurso, estando associado à fotografia vencedora da categoria “Energia”, um trabalho da fotógrafa suíça Romina Amato captado nos Açores, durante a etapa portuguesa do Red Bull Cliff Diving World Series.

As inscrições estão abertas a partir do dia 1 de dezembro de 2015 até 31 de março de 2016: em 2013 estiveram a concurso 28.257 fotografias enviadas por um total de 6.417 participantes de 124 países.

Com todo o processo a decorrer via online, o Red Bull Illume está organizado em onze categorias distintas: Cultura, Playground, Energia, Espírito, Close Up, Asas, Sequência, Criatividade, Experimental, Iluminação; e a novidade deste ano – Mobile.

A tarefa de escolher as melhores fotografias será entregue a um júri internacional com 50 elementos (que este ano conta com os editores de fotografia Jim Colton da Sports Illustrated, Richard Brooks da AFP, Katie Ellsworth da Time Magazine, Ricardo Mazalán da Associated Press, Inas Fayed da Leica Fotografie International, entre outros). No final haverá um vencedor absoluto e também premiados nas várias categorias. Esta seleção será editada em livro e dará origem a uma original exposição que vai percorrer o mundo durante um ano. Além desta classificação haverá, pela primeira vez, um prémio para a votação do público que é convidado a votar online nas suas imagens preferidas.

Informações e inscrições em www.redbullillume.com