No derradeiro heat do Arica Chilean Challenge 2015, a segunda etapa do ano da APB World Tour, foi o sul-africano Jared Houston quem levou a melhor sobre o francês Amaury Lavernhe, atual campeão mundial.

Lavernhe começou bem forte, com um 9.25 e um 8.75 pontos, colocando Houston em combinação aos seis minutos. No entanto, o sul-africano reagiu e deu a resposta acertada, começando a dar a volta à situação com pouco mais de vinte minutos decorridos – um backflip que valeu 8.50 pontos.

Depois seguiu-se uma troca de ondas de parte a parte com Moz a apresentar-se muito tranquilo com um score de 18 pontos (numa altura em que Jared tinha um score de apenas 14.50 e precisava de um 9.50 para pelo menos empatar a pontuação).

Faltavam cinco minutos quando Jared apanhou uma esquerda que o lançou para o ar num invert incrível e garantiu a nota que precisava. Com ambos empatados em termos de score (18 pontos) foi a nota mais alta da final que desempatou as contas, assegurando a primeira vitória do ano para o sul-africano que neste momento vive em Porto Rico.

Na definição do terceiro e quarto lugar foi Diego Cabrera (Ilhas Canárias) quem conseguiu a vitória do heat deixando José Otávio com o último lugar do pódio.


Fotografia: Pablo Jimenez/APB