Itacoatiara Educoambiental Bodyboarding integra crianças, adolescentes e adultos em prol da prática desportiva e preservação ao meio ambiente. Projeto leva desportistas, biólogos e instituições ambientais ao areal da praia de Itacoatiara.

A proposta desportiva/educacional/ambiental teve início em abril de 2019, com a UBBN (União dos Bodyboarders de Niterói). Nessa fase, esteve presente o projeto Aruanã Tartarugas Marinhas, abordando o tema sobre os riscos do lixo descartado de forma irregular nas praias e as consequências ocasionadas as tartarugas e animais marinhos.

Em ocasião, o projeto devolveu ao mar uma tartaruga verde juvenil, após ter sido tratada no CTA e habilitada a voltar ao seu habitat.

Na segunda edição no mês de julho, o projeto convidou o biólogo Hugo Pessanha, que abordou o tema sobre os efeitos negativos do micro lixo na areia da praia, além da participação da Companhia de Limpeza de Niterói que orientou todos os presentes na praia sobre o descarte consciente do lixo em local adequado.

A 3ª edição do IEB (Itacoatiara Educoambiental Bodyboarding) promoverá a integração entre desportistas, estudantes, biólogos e público presente na areia da praia, visando fomentar a importância da prática desportiva, educacional e preservação do meio ambiente.

Com o slogan “IEB nas praias e escolas”, o projeto irá propor nas salas de aulas e areia da praia de Itacoatiara, a seguinte reflexão: O que podemos fazer para minimizar a degradação ambiental e preservar as praias, restingas, tartarugas e golfinhos?

As respostas serão lidas por todos em uma roda de conversa.

O diretor do IEB, Robson Costa, realçou que o evento pretende ampliar a plataforma de conhecimento e conteúdo para as escolas, possibilitando aos estudantes, através das histórias e vivências, sonhar com o mundo melhor. “Há uma grande preocupação social para que todos os professores, estudantes e desportistas tenham acesso à IEB como sendo um local de aprendizado. Por isso, os organizadores decidiram fazer o caminho inverso e, pela primeira vez, estão levando informações para uma troca de experiências na areia da praia e escolas, convocando o envolvimento do maior número de voluntários para os próximos anos, em prol do meio ambiente“, finalizou o bodyboarder e idealizador do projeto Robson Costa.

Na próxima etapa, dias 14 e 15 de setembro, o projeto IEB terá a participação do INEA , CLIN (Companhia de Limpeza de Niterói) SMARHS (Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade), Projeto Aruanã Tartarugas Marinhas e alunos do Colégio PLUZ.

As inscrições para 3ª etapa do Circuito Niteroiense de Bodyboarding, estão abertas!

Categorias: Master – Open – Sub 16 – Sub 12.

Informações: (21) 98199-5781