JOVEM ATLETA PORTUGUÊS, DE 17 ANOS, FICOU ESTA MANHÃ EM SEGUNDO NA DIVISÃO PRO JUNIOR DA EDIÇÃO 2021 DA WORLD CUP FRONTÓN KING, QUE TEVE LUGAR NA DESAFIANTE E EMPOLGANTE ONDA DE EL FRONTÓN, NAS ILHAS CANÁRIAS, E TORNOU-SE AUTOMATICAMENTE VICE-CAMPEÃO MUNDIAL DA DISCIPLINA.

Para Joel Rodrigues, como era esperado, o dia começou com o Round 6. Nessa bateria, que não correu muito bem uma vez que a cerca de 6 minutos do fim ainda se encontrava em 4.º lugar, acabou por assegurar a vitória no heat com as últimas ondas surfadas (5,33 e 2,77 pontos), perfazendo um score de 8,10 pontos.

Com esse resultado o bodyboarder português empurrou David Pérez Miranda para o segundo posto, mas também apurado para as meias-finais, deixando eliminados o peruano Micheel Yancee, em terceiro, e Gadiel Martel, das Canárias, em quarto.

Depois, no primeiro heat das 1/2 finais, disputado em formato man-on-man, Joel passou de forma bem convincente por David Pérez (11,00 versus 8,17 pontos) e assegurou um lugar na final. Ao canário ficou a faltar melhorar o backup de 3,50 pts.

Na outra meia, o espanhol Luis Tausia, da Cantábria, venceu o favorito canário Gabriel Molina e garantiu a segunda vaga da final Pro Junior. Depois, na final, foi um “ver se te avias”.

Começou melhor o espanhol, com 5,00 e 7,17 pontos (12,17 pts), segurando a liderança até ao final do heat. Joel reagiu inicialmente com 4,00 pontos e depois, mais perto do fim, com 4,40 pontos, totalizando uma pontuação de 8,40 pts, mas tal seria insuficiente para dar a volta ao resultado. Joel merecia ser campeão, obviamente, mas não se pode dizer que Luis Tausia também não merecesse – e por isso está de parabéns!

Joel Rodrigues termina assim a sua prestação como vice-campeão mundial Pro Junior, um feito que em muito honra e orgulha o bodyboard português.

Parabéns, Joel!

Na divisão Open, venceu o gaulês Pierre-Louis Costes, com 15,50 pontos e um incrível 360 aéreo; em segundo ficou o sul-africano Tristan Roberts, campeão mundial em título, com 15,17 pts; o canário Dailos Rodriguez, um dos veteranos do spot, ficou em terceiro, com 12,00 pts; e a ocupar a última posição do pódio, em quarto lugar, ficou o peruano Miguel Rodriguez, com 10,90 pts. xxx