A segunda edição do ETB Gran Canaria Pro, segunda etapa do Circuito Europeu 2023, já tem vencedores apurados. São eles o francês Robin Legros, na categoria Masculina, a portuguesa Filipa Broeiro, na categoria Feminina, o canário Yubal Pérez, na categoria Junior, e ainda David Valladares, da Venezuela, na categoria Dropknee, que, com esta vitória, sagra-se Campeão Europeu Dropknee pela segunda vez.

O último dia de prova contou com as melhores condições de vento e ondas do fim de semana na praia de Las Canteras. A categoria Junior foi a primeira a disputar sua final. Na água, puro espetáculo com o peruano Micheel Yancce, vice-campeão mundial júnior, o basco Ethan Pérez e os canários Yubal Pérez e Ricardo Martel. Embora os quatro mostrassem muito nível, desde o início da bateria a disputa ficou clara entre Yancce e Yubal Pérez, muito próximos um do outro. Yubal Pérez conseguiu a melhor manobra da bateria logo na sua primeira onda, mas a estrela peruana conseguiu posicionar-se como líder em diversas ocasiões. Por fim, o duelo foi decidido a favor do atleta local, Yubal Pérez, uma das grandes promessas do bodyboard a nível europeu.

No feminino a toada manteve-se com uma final emocionante entre a pentacampeã mundial, a brasileira Isabela Sousa, a vice-campeã europeia, a portuguesa Filipa Broeiro, a atual campeã espanhola Mar Suanzes e Mariana Rosa também a representar as cores nacionais. Broeiro prevaleceu desde o início, buscando a prioridade e aproveitando cada onda com pontuações altíssimas. Bem perto da atleta lusa estava Mar Suanzes, atleta canária que conhece bem as ondas locais, que mostrou experiência na onda de La Cícer, registando a  onda mais bem avaliada da bateria. Apenas um ponto acabou por separar as duas atletas, cabendo a vitória à portuguesa Broeiro.

A categoria Dropknee contou com uma final de alto nível onde o venezuelano David Valladares e o francês Fabien Thazar, campeão francês de Dropknee, e quarto do mundo na presente temporada, o canário Hugo Fernández, campeão espanhol na modalidade, e o destacado rider Samuel Figueroa. O público pôde desfrutar de manobras espetaculares e reviravoltas incríveis nas ondas de La Cícer. A vitória, com uma pontuação total de 12,30 pontos, foi conquistada por Valladares, que se sagra assim Campeão Europeu Dropknee 2023.

O evento terminou com a tão esperada final masculina que contou com a presença do destacado francês Robin Legros, do taitiano Tahiri Tehei, que se estreou em águas canárias, do peruano Micheel Yancce, uma das grandes promessas do bodyboard, e do canário Gadiel Martel, que acabava de ser vice-campeão no último evento mundial realizado na França. O francês Legros praticamente selou a vitória logo no início da bateria com uma manobra incrível que valeu 8,50 pontos.

Os seus adversários, porém, não facilitaram as situação, protagonizando um duelo de ondas e curvas cada vez mais espetaculares, às vezes roubando até a liderança a Legros. Tehei aproveitou as prioridades para diminuir a diferença pontual, Martel lutou até a última onda e o peruano Yancce conseguiu até assumir a liderança a determinada altura, mas no final, Robin Legros, com 14,65 pontos de score, conseguiu sagrar-se campeão masculino da prova. xxx