O Sintra Portugal Pro aproxima-se da sua reta final, com a competição a filtrar os melhores que, domingo, subirão aos pódios das competições Open, Dropknee, Pro Junior e Feminino.

No feminino, a luta pelo título mundial está ao rubro, com os quartos de final a ditarem duas baixas entre o top 5 mundial: a japonesa Sari Ohhara, quarta classificada APB, e Alexandra Rinder, a segunda na corrida liderada pela nipónica Ayaka Susuki. Rinder, das Ilhas Canárias, foi batida por Joana Schenker, atual campeã mundial e detentora do troféu do Sintra Pro, num heat de muitos nervos para os adeptos nacionais.

Outra bateria em que as emoções nacionais estiveram ao rubro foi aquela protagonizada por Teresa Almeida e Mayumi Tone, mais uma japonesa presente na Praia Grande. E a Praia Grande foi generosa para as bodyboarders da casa, com Joana e Teresa a prosseguirem para as meias-finais onde se encontrarão.

“É pena encontrarmo-nos na meia-final mas, pelo menos, teremos uma portuguesa na final”, afirmou no final Teresa Almeida, acrescentando: “Seria muito bom ganhar aqui por todas as razões. Sintra é um campeonato especial, que nos viu crescer a todos. Se calhar, muitos de nós fazem bodyboard porque desde pequenos vimos aqui ver os melhores do Mundo e sonhar em competir e ganhar. Estou muito feliz em poder estar aqui e ir ao pódio.”

https://www.facebook.com/sintraportugalpro/videos/1154999454650124/?fb_dtsg_ag=AdyD3ZxywPXmAef7h-5qtlUjVEYEjirSIKGPmfTbtx1sDQ%3AAdyvy77Un1TDtEETccOChwN3WzbCVGqXDK_sje2ynKkrQA

Quem também se tem apresentado em grande forma no Sintra Portugal Pro é o antigo campeão nacional de Dropknee, Tiago Pimentão, que venceu a bateria da ronda 4, qualificando-se para os oitavos de final da competição que, em Sintra, definirá o campeão mundial.

No Open, os portugueses mais cotados continuam em prova, com António Cardoso, Dino Carmo e Daniel Fonseca a passarem aos oitavos de final. Pelo caminho ficou Miguel Adão, da Figueira da Foz, que levou a pior num heat fratricida frente a António Cardoso e Dino Carmo.

E por falar em heats entre portugueses, também nos oitavos teremos um duelo entre Daniel Fonseca e Dino Carmo, enquanto António Cardoso defrontará o gaulês Pierre-Louis Costes.

Amanhã, o call é às 7h30, devendo a competição arrancar às 7h45, com os oitavos de final do Open.