Decorreu ontem, 29 de junho, em Cascais, no Centro de Interpretação da Pedra do Sal, em São Pedro do Estoril, a apresentação do Cascais Boogie Chicks 2023.

Trata-se de um evento de Bodyboard dedicado a empoderar a Mulher, que tem como principais objetivos a afirmação do seu papel no desporto, que pretende abrir a possibilidade da prática desportiva para todas, criando um espaço seguro de partilha de experiências, nunca esquecendo a importância da sensibilização ambiental.

Em 2023 vai para a sua 19.ª edição e assume a sua dimensão internacional ao realizar, pela primeira vez, uma prova do circuito europeu de Bodyboard feminina e ainda uma prova também europeia Júnior.

O evento em si irá decorrer de 13 a 15 de outubro, na praia de Carcavelos, proporcionando três dias de intensa atividade. Durante esse período, haverão aulas de bodyboard disponíveis permitindo aos participantes uma oportunidade fantástica para aprenderem e aprimorarem suas habilidades, aproveitando ao máximo o evento, tendo a melhor experiência de Bodyboard das suas vidas.

Nos dias 13 e 14 de outubro, decorrerá o Campeonato Europeu Feminino Open e Júnior. Pela primeira vez na história do evento feminino, haverá um campeonato europeu de Bodyboard feminino, nas categorias Open e Júnior, e a campeã da Europa Júnior será coroada.

A prova Open será uma competição que irá abranger todas as idades do género feminino de toda a Europa, conta já com a presença de várias campeãs mundiais e nacionais de Bodyboard, entre elas a Joana Schenker, que é a primeira campeã mundial portuguesa de bodyboard; e ainda Teresa Padrela que, em 2021, alcançou o título de campeã nacional e está a tempo inteiro no Circuito Mundial de Bodyboard.

A categoria júnior tem um objetivo muito especial: motivar e inspirar participantes mais jovens a se envolverem na competição desde cedo. Conta já com inúmeras atletas juniores onde se destaca a jovem Luana Dourado que é a atual campeã nacional nas categorias sub-14 e sub-18, apesar de só ter 13 anos.

Além das aulas e do campeonato, terão ainda lugar conversas inspiradoras com mulheres que são referências tanto no mundo do desporto quanto nas suas vidas pessoais.

Para Catarina Sousa, a grande mentora da Boogie Chicks, “Este evento é a realização de mais um sonho que vem com o desejo de criar um evento único e inesquecível para todas as mulheres presentes e que se apaixonem pelo Bodyboard tanto quanto nós e que sejam mulheres ativas e sonhadoras.”