O Boogie Chicks, evento feminino de desportos de ondas, está de regresso à Praia de Carcavelos. 20 anos depois da primeira edição, o Boogie Chicks continua a oferecer aulas de bodyboard para todas as idades, e também uma agenda competitiva importante.

O evento decorre de 11 a 13 de outubro. As inscrições para as aulas estão abertas a partir de hoje.

O Boogie Chicks volta a acolher o Campeonato da Europa. No Open, será a 3.ª etapa do circuito ETB. Também haverá categoria Júnior, etapa única que irá coroar a campeã europeia do escalão.

Filipa Broeiro é a atual campeã europeia, e campeã em título do Boogie Chicks. Em 2024 vai querer defender o título, apesar de saber que “o nível está alto, com muitos atletas nacionais e internacionais. Venho divertir-me e fazer o melhor surf que sei.” Comentou a atleta lusa na apresentação do evento.

A nível nacional, o Boogie Chicks é a 3.ª etapa do Circuito Nacional Open. Também haverá competição no escalão sub-14, na quarta etapa deste circuito.

As aulas de bodyboard são para todos os níveis e idades, com alguns dos melhores treinadores nacionais. Ao longo de 18 edições, foram mais de quase 2000 meninas que participaram no Boogie Chicks. As inscrições são feitas através do site: https://boogiechicks.com

Para Francisco Kreye, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cascais, “a nossa visão é afirmar o desporto no feminino, e o Boogie Chicks reflete isso mesmo. O nosso papel é dar as ferramentas para que os nossos parceiros, os clubes, possam desenvolver o desporto, pôr em prática essa visão. Parabéns ao Boogie Chicks, que nasceu há 20 anos de um sonho, e que atualmente faz parte da agenda municipal, nacional e internacional.”

Catarina Sousa, que idealizou e organiza o Boogie Chicks, quer “voltar a encher a praia de licras cor-de-rosa. Queremos inspirar cada vez mais meninas a ir para o mar, a competir. Queremos que as pessoas não olhem para a idade como um impedimento para praticar bodyboard. Já tivemos participantes dos 3 aos 84 anos.”

“Em termos de competição, vamos trazer as melhores do mundo para Portugal. Queremos dar a oportunidade às portuguesas de competirem ao mais alto nível, contra as melhores,” acrescenta.

No programa do Boogie Chicks regressam também as “Conversas movidas a Mulheres e Sal”, com testemunhos de mulheres que são referência em várias áreas e que têm uma profunda ligação ao mar.