António Mateus Cruz, um dos nossos eternos colaboradores no campo da Fotografia, acaba de apresentar “Um Pouco de Sintra”, um livro composto por 168 páginas, 254 fotografias inéditas e o testemunho de muitas histórias e estórias à volta da vila que agrega serra, mar e os mais icónicos monumentos nacionais.

O lançamento do livro “Um Pouco de Sintra” foi no passado dia 31 de julho, na emblemática garrafeira do Restaurante Búzio, na Praia das Maçãs, em Colares. A sessão de lançamento foi conduzida pelo Professor Eduardo Marçal Grilo, Curador da Fundação Francisco Manuel dos Santos, e de Vítor Serpa, Escritor e Diretor do jornal desportivo A Bola, os autores do prefácio da obra.

A assinalar o lançamento do livro, foi ainda inaugurada uma exposição de 65 fotografias de grande formato associadas ao projeto, que estará patente até ao dia 31 de dezembro de 2016 no Restaurante Búzio.

António Mateus Cruz, fotógrafo e autor do projeto explicou:

“O livro surgiu no seguimento de duas paixões: por Sintra e pela fotografia. As fotos que fui tirando nos últimos anos foram, entre 2006 e 2011, alvo de exposição no restaurante da minha família, o Búzio, e facto é que as pessoas que por lá passaram não hesitaram em adquiri-las, a levar “um pouco de Sintra” para as suas casas, para os seus espaços, e esta constatação conduziu-me, de forma muito natural a este projeto.”

AMC5

António assinalou ainda que pretendeu “contar uma história dos últimos 15 anos em imagens, aquelas estórias que poucos conhecem, que a memória já esbateu e até mesmo dos dias de hoje, do nosso dia-a-dia. Desde os momentos mais corriqueiros aos mais inesquecíveis. Sintra é um lugar mágico, que não fica indiferente a quem conhece de passagem, a quem se refugia nos seus encantos, conhece os seus mistérios, assim como quem vive desde sempre e por toda uma vida.”

Organizado de uma forma retrospetiva, entre 2001 e 2016, este livro apresenta uma Sintra tão atual quanto jovem. Do Surf aos Marisqueiros, do Vinho de Colares às várias tradições festivas, assim como uma forte componente de fotografias aéreas e aquáticas, “Um Pouco de Sintra” está muito centrado na região litoral da vila, mas não esquece a zona histórica, urbana e rural.

A edição é limitada a 1500 exemplares em português e 500 em inglês, e o livro poderá ser adquirido nos estabelecimentos mais emblemáticos da Capital do Romantismo, como as várias lojas espalhadas por todos os monumentos, hotéis, mercearias, papelarias, cafés e restaurantes. Uma coisa é certa, quem quiser comprar o livro tem que obrigatoriamente vir conhecer a terra que inspirou o autor.

António Mateus Cruz, de 29 anos, conhecido em Sintra por “Toninho”, tem sido um dos colaboradores da Vert Magazine, publicação onde viu a sua primeira fotografia publicada aos 16 anos. 


Para mais informações: amateuscruz@gmail.com | 969423158