Foi na Praia do Navio, em plena Praia de Santa Cruz, nos passados dias 29 e 30 de abril, que o Circuito Sealand Santa Cruz 2023, apresentado pela Manel Sport e com o apoio da Dakine, Volcom e Freak Traction, levou a bom porto a primeira etapa da presente temporada.

A janela meteorológica foi curta na manhã de sábado, mas por pouco mais de uma hora os atletas usufruíram de condições clássicas – esquerdas e direitas de 1 metro, sem vento e ondas que estavam a proporcionar manobras múltiplas.

Depois, o vento do quadrante norte instalou-se deixando o mar mais picado, mais balanceado e com uma insistente corrente que dificultou o posicionamento no outside.

Ainda assim, viram-se excelentes desempenhos com os mais de sessenta atletas espalhados por sete categorias a mostrarem-se à altura do desafio e, heat após heat, lutando pela permanência no quadro competitivo.

No domingo, dia reservado para as finais de todas as categorias, foi o Surf Feminino que teve a honra de abrir as hostilidades competitivas, com a final Bodyboard Open a ser a quarta a ir para a água.

No heat final a que foi dedicado 30 minutos, foi André Alves, bodyboarder da Ericeira, quem acabou poir vencer, apesar dos locais dominarem as presenças. Para a esquerda, André encontrou a zona de maior potencial e arrancou mesmo a melhor nota (8,20 pts) e aquela que fez toda a diferença. Pedro Fernandes foi segundo, Bernardo Tomé terceiro e Leonardo Gaspar quarto classificado.

A próxima etapa está agendada para o mês de junho. Fica atento à divulgação da data!

Resultados finais:

01. André Alves 14,60
02. Pedro Fernandes 12,20
03. Bernardo Tomé 8,80
04. Leonardo Gaspar 5,47


A organização está a cargo da Associação Sealand, sendo que os apoios institucionais ficam por conta da Câmara Municipal de Torres Vedras e Junta de Freguesia da Silveira. Os mecenas são a West Life – Mediação Imobiliária, Contafirme Seguros e Contabilidade, Noah Surf House Portugal, Manel Sport, Max Café & Bistro, Clínica Médica Dr. Primor da Silva e Café Parque. Apoio local à etapa: Holy Santa Cruz, Açaí da Praia de Santa Cruz e Restaurante Navio.