Cerca de 150 dos melhores bodyboarders do Mundo vêm à Praia Grande entre 12 a 17 de setembro, para disputar a 22.ª edição do Sintra Portugal Pro nas categorias Open, Feminino, Pro Junior e Dropknee.

Em 2016, o chileno Alan Muñoz venceu a categoria Open, a brasileira Isabela Sousa foi a campeã feminina, o havaiano Tanner McDaniel saiu triunfante do Pro Junior (sub-18) e o também havaiano Dave Hubbard reconquistou em Sintra o título mundial da variante de Dropknee.

Refira-se, aliás, que o Sintra Portugal é a única etapa da APB Tour que tem todas as categorias em competição e será também terceira e última do circuito de Dropknee, pelo que sagrará o campeão mundial.

O Sintra Portugal Pro é uma das mais emblemáticas etapas do circuito mundial, a oitava do calendário da presente temporada e a mais antiga sem interrupções no calendário mundial, sobrevivendo a várias eras e campeões da modalidade.

“É uma honra e um prazer receber, mais uma vez, o Mundial de Bodyboard em Sintra e, em particular, na Praia Grande”, afirma João Campos, presidente da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra.

Ainda segundo o líder do clube organizador da etapa, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, espera-se a continuação de uma história de sucesso que já dura há mais de duas décadas e que envolve a autarquia e o bodybpard mundial, aqui personificado pela APB – Association of Professional Bodyboarders: “Encontrámos aqui uma fórmula vencedora, que há 22 anos nos vai permitindo montar em Sintra um festival de desportos de ondas referência para todo o Mundo. Foi o Sintra Portugal Pro que permitiu formar atletas de elite mundial como os que temos em Portugal, incentivando muitos jovens, ano após ano, a pegar numa prancha e atacar as ondas ao lado dos seus ídolos.”

De facto, Portugal tem alguns dos melhores bodyboarders do Mundo, e todos eles deram os primeiros passos no Sintra Pro. Casos como os de Manuel Centeno e Catarina Sousa, os únicos portugueses que já arrecadaram a vitória na competição, mas também nomes como os campeões da Europa Hugo Pinheiro e Joana Schenker, ou António Cardoso e Dino Carmo, dois jovens que estão a causar sensação no circuito mundial deste ano.

Todos estes estarão no Sintra Portugal Pro 2017, tal como o campeão mundial em título, Pierre-Louis Costes, entre outros.

Portugal é uma potência do bodyboard, não só pelas ondas e pela tradição, mas também porque pertence ao nosso país a honra de ter organizado a primeira etapa do Mundial fora do Havai, mais propriamente, em Viana do Castelo, em 1994.

Também por isso, recebemos no nosso país, quatro etapas do APB World Tour. Sintra abre o calendário das festividades, seguindo-se a Bodyboard Girls Experience, na Madeira (23 e 24 de setembro), o Viana Pro (26 de setembro a 1 de outubro) e o Nazaré Pro (3 a 12 de outubro).

Comentários