A bodyboarder porto-riquenha Natasha Sagardia, campeã do mundo nos ISA World Surfing Games de 2008 e antiga presidente da IBA Porto Rico, vai pendurar os pés-de-pato, pelo menos a nível competitivo. O anúncio chegou-nos via email através do sul-africano Jared Houston, companheiro da atleta.

Para assinalar a retirada das lides profissionais do desporto, a bodyboarder será homenageada amanhã no Museu de Desporto de Porto Rico, numa cerimónia de homenagem que conta com a presença de figuras governamentais daquela ilha, bem como vários representantes da imprensa e patrocinadores da atleta.

Aproveitando o cariz público da cerimónia, Natasha Sagardia vai apresentar o seu novo website dedicado à promoção do seu estilo de vida e ao desenvolvimento de projectos sociais fundados pela sua organização sem fins lucrativos Luciernagas.

Natasha Sagardia, de 28 anos e ascendência argentina, é a mais reputada bodyboarder do Porto Rico. Para além de ter sido campeã do mundo e de ter liderado a filial porto-riquenha da antiga associação internacional de bodyboard, conquistou dez títulos de campeã do Porto Rico, venceu um campeonato Panamericano e um Latinoamericano e foi a 3ª melhor bodyboarder no ranking IBA em 2010. Por várias vezes pisou o areal de Sintra e de Ílhavo, nas etapas do circuito mundial, conquistando mesmo um Miss Sumol Cup.


Fotografia: Clay Humphrey