O quarto e último dia de competição do Encanto Pro Cultura 2015 foi intenso, muito intenso. Porto Rico pôde contar com um final de circuito mundial cheio de emoção e alguns resultados inesperados.

Depois de Jared Houston, líder do ranking, ter sido afastado de prova ontem, hoje foi a vez de Amaury Lavernhe encontrar em Jacob Romero um adversário de peso. O havaiano esteve muito forte na ronda 7 e limpou o até então campeão mundial por 13.40 x 11.80 pontos.

O caminho ficou livre para Pierre-Louis Costes que chegou mesmo à final onde apanhou pela frente nada mais nada menos que Jeff Hubbard, detentor de três títulos mundiais e um dos mais ferozes competidores da APB Tour.

Na final, por sua vez, a história seria outra. Hubbard esteve demolidor, debitou duas notas fortíssimas (8.00 + 9.00 pontos), conseguiu um parcial pontual de 17 pontos que não deram hipótese aos 13.40 pontos conseguidos pelo francês.

O havaiano celebrou a vitória em Isabela como se não houvesse amanhã, mas tornou-se também uma espécie de lenda local uma vez que “ofereceu” o título de bandeja ao sul-africano Jared Houston que, como bem sabemos, é casado com Natasha Sagardia e vive atualmente em Porto Rico. Este é o primeiro título conquistado por Jared, que há muito merece, por isso, parabéns!

Na divisão Projunior, Sócrates Santana chegou à final e com esse feito alcançou também o cetro mundial, substituindo o sul-africano Tristan Roberts que havia conquistado o troféu em 2014. No evento, porém, o brasileiro foi segundo classificado, perdendo para o porto-riquenho Abner De Arce na derradeira bateria do evento. David Barbosa, do Brasil, e Joaquin Soto, do Chile, disputaram a final de consolação ficando em terceiro e quarto lugares, respetivamente.

Na armada lusa, Tó Cardoso ficou-se pela ronda 7 (não conseguiu passar por Iain Campbell), enquanto Silvano Lourenço esteve melhor, chegando aos 1/4 de final, onde acabaria por ser afastado por Jacob Romero. Rankings atualizados serão partilhados em breve.