A Surfing Medicine International (SMI) tem tudo preparado para trazer um evento único: o Congresso Mundial de Medicina do Surf, em Valdoviño, Galiza, Espanha.
O Congresso Mundial de Medicina do Surf regressa ao hemisfério norte para celebrar a sua edição de 2023, já em abril. No paraíso do surf do sudoeste da Europa, serão apresentadas as investigações mais recentes sobre a saúde dos surfistas, prevenção de lesões, prevenção de afogamentos, reanimação, os surfistas como resgatadores, treino, performance, liderança, educação e meio ambiente marinho.
A organização assegura que o programa de três dias está repleto de palestras inspiradoras, workshops e atividades ao ar livre, que oferecerá muitas possibilidades de interação, enquanto os principais especialistas e apresentadores de nível internacional guiarão os participantes através de temas interessantes e apaixonantes.
Na sua nona edição, o #WCSM23 é um congresso que oferece um conteúdo académico de primeira qualidade, com um formato atrativo e interativo. Baseado em evidências, cria uma plataforma científica para todos os intervenientes no surf atual, que o torna num acontecimento atrativo e único para estabelecer relações e aprender com os melhores profissionais.
Este evento é dirigido essencialmente a médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, preparadores físicos, cientistas do desporto e meio ambiente, treinadores e professores de surf, nadadores salvadores, federações e associações de surf, associações de salvamento aquático, especialistas em segurança aquática, escolas de surf, gestores de piscinas de ondas, autoridades marítimas, biólogos marinhos e qualquer surfista ou entusiasta do meio aquático que esteja interessado em marcar a diferença neste campo apaixonante.
Cada programa diário na WCSM 2023 estará dedicado a um tema que reflete as necessidades do surfista atual. Resumo do programa:
5 abril
– Curso Pré-congresso 1: Afogamento em meio aquático e Reanimação
– Curso Pré-congresso 2: Fisioterapia e Ortopedia em surfistas
– Registro de participantes e ato de abertura
6 abril
– Lesões agudas, Resgate, Reanimação e Traumatismos
7 abril
– Prevenção de lesões e Performance
8 abril
– Liderança, Educação e Impacto
A organização convida todos os interessados em participar e incentiva todos os investigadores a enviarem e apresentarem os seus trabalhos de investigação, através do procedimento de envio de resumos, que se encontra acessível neste LINK.
Melhorar em conjunto os patamares da medicina do surf é uma das missões deste grande evento e da organização.