Tal como o Bodyboard, o Yoga é uma das atividades que tem conquistado muita popularidade e fãs nos últimos anos. Esta prática ancestral é, na verdade, uma das melhores ferramentas no que diz respeito a descontração e relaxamento do corpo, além de estar carregada de benefícios (menos dores nas costas, enxaquecas, stress, sono mais tranquilo, mais autoestima, concentração e flexibilidade).

Definitivamente um bom complemento à prática de Bodyboard que poderás optar por adotar/experimentar neste período de pandemia e de recolher obrigatório em algumas localidades. Basta que estabeleças um horário para a sua prática. 

Primeiro passo: Agarra num tapete próprio (ou toalha) e encontra um espaço confortável na tua casa onde consigas fazer as figuras do Yoga – em pé, sentado e deitado – sem limitações. Eis alguns dos exercícios (posturas): 

Posição da Montanha

Fica em pé com os braços acima da cabeça. Na borda do tapete com os pés separados na largura dos ombros, levanta os braços para cima da cabeça. Estiqca os braços e os dedos e fica com a postura direita. Respire fundo e deixa os braços voltarem lentamente para o lado do corpo. Mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável.

Posição da Cadeira

Dobra os joelhos como se te fosses sentar numa cadeira. Desce até uma altura que te sintas confortável, mantendo os braços esticados acima da cabeça. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos. Depois volta para a posição da Montanha.

Posição do Guerreiro

Dá um passo grande para frente, abre os braços para os lados (um à tua frente e o outro atrás de ti) e olha para a frente. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

Posição da Vaca

De forma calma, desce o corpo até ao chão e fica de quatro. O quadril deve estar alinhado com os joelhos, os ombros acima dos pulsos e as canelas encostadas no chão. Levanta a cabeça e olha para a frente. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

Posição da Cobra

Deita-te no chão e levanta a parte superior do corpo, mantendo o quadril e as pernas no chão. Olha para a frente ou para cima. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

Posição de Flexão

Com as pernas esticadas e costas retas, mantém as mãos paralelas aos ombros. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

Posição de apoio da barriga e peito

Senta-te sobre os teus pés. Estica os braços e o corpo para frente. Descansa a barriga e o peito nas coxas. Tenta encostar a testa no chão. Respira fundo e mantém a postura durante 60 segundos ou durante o tempo que te sintas confortável. Volta para a posição da Montanha.

Posição final

Quando acabares os exercícios, deita-te de costas no tapete com as pernas e os braços esticados. Deixa os braços ao lado do corpo, abertos ou acima da cabeça, como te sentires mais confortável. Relaxa e respira bem fundo. xxx


* Originário da Índia, o Yoga é uma prática milenar que tem cativado seguidores em todo o mundo. O objetivo é a união do Homem com o supremo, através do equilíbrio entre o corpo e a mente.