Hélder Mendes e David Rafachinho venceram a 1ª etapa do Circuito ASCC Horta Memorial 2015 que terminou ontem em ondas de 1m na Praia do Marcelino, Costa de Caparica. 

Na categoria Open, Hélder Mendes impôs-se à concorrência com um score de 10.50 pontos em 20 possíveis (6.00+4.50) deixando Nuno Cardoso em 2º lugar, Pedro Carvalho em 3º e Sérgio Machado em 4º.

Foi um bom regresso do bodyboard à Caparica com os atletas a aproveitarem da melhor forma as paredes das direitas e esquerdas para executarem boas manobras como 360’s e El Rollos.

“As ondas não estavam fáceis e acabou por correr melhor do que esperava”, confessou o campeão. “Esta etapa foi muito importante porque o bodyboard sempre teve uma forte presença na Caparica. Esperemos que venham mais atletas nas próximas etapas e que tragam pessoal que já não compete há algum tempo. Viveu-se um bom ambiente de convívio e valeu a homenagem ao Horta”, finalizou.

Um regresso muito aguardado à competição foi o local pentacampeão nacional Rodrigo Bessone que abrilhantou este evento com a sua presença apesar de não ter conseguido encontrar as melhores ondas que lhe garantissem a passagem à fase seguinte. Um exemplo de atleta que continua a ser uma referencia incontornável na Caparica para as gerações vindouras.

Em Dropknee, a vitória sorriu a David Rafachinho que se superiorizou à concorrência deixando Nuno Neto em 2º, Duda Leandro em 3º e Nuno Paulino em 4º. 

Outro dos destaques nesta categoria e no evento vai para Nuno “Batata” Leitão que arriscou manobras fortes em zonas críticas da onda e caso tivesse concretizado algumas delas teria chegado à final.

Ao início da tarde realizou-se uma homenagem sentida a Ricardo Horta, um ícone do  bodyboard na Costa de Caparica que marcou uma geração e que deu nome a este circuito. Atletas e organização realizaram um círculo na areia, acompanhados pela prancha do bodyboarder assinada com dedicatórias, efetuando-se um minuto de silêncio a que se seguiu uma salva de palmas.

Open
01. Hélder Mendes
02. Nuno Cardoso
03. Pedro Carvalho
04. Sérgio Machado

Dropknee 
01. David Rafachinho
02. Nuno Neto
03. Duda Tranquilo
04. Nuno Paulino

O Circuito ASCC Horta Memorial 2015 é organizado pela Associação de Surf da Costa de Caparica. A próxima etapa está agendada para a Cova do Vapor tendo um período de espera que vai de 15 de agosto a 15 de setembro para decorrer nas melhores ondas.

Comentários