A mais recente produção cinematográfica de Ben Player, intitulada “Far Nørth“, chega hoje finalmente a Portugal – e resto da Europa – através da plataforma audiovisual iTunes, onde poderão encontrar o filme para aluguer ou compra em formato digital.

Produzido durante cinco anos pelo 3x-campeão mundial, na companhia de Todd Barnes e Ed Saltau, o filme documenta uma jornada épica de Ben Player pelos territórios do norte da Europa durante uma gélida temporada de Inverno. As imagens, captadas com tecnologia 4K, retratam paisagens dramáticas e ondas de consequência que culminaram com um acidente quase fatal para Ben Player.

Depois de várias sessões em que foi triturado pela pesada direita The Bull – a slab cujo desbravamente alimentou desde início este projecto -, uma aterragem menos conseguida do australiano num 360º aéreo acabou por resultar em hemorragias internas que por pouco não encerraram a aventura de forma trágica.

Apesar do inesperado evento, a produção de Ben Player privilegia uma narrativa exploratória (e não tanto de drama hollywodesco) através da justaposição entre os elementos naturais sombrios e belos do Norte europeu e a insaciável vontade de quebrar as barreiras físicas e psicológicas em cima de uma prancha de bodyboard.

“Far Nørth”, que inclui banda sonora original escrita pelo multi-talentoso Mickey Smith, recebeu, desde o seu lançamento oficial no mês passado, rasgados elogios de publicações que se dedicam, sobretudo, ao universo do surf. É o caso da australiana Monster Children, que sublinhou que a película “estabelece uma nova fasquia no cinema de surf”.

Argumentos fortes que servem de proposta para o fim-de-semana que se aproxima. Sigam até à loja iTunes e assistam à produção que Ben Player deseja que “traga uma nova luz para o bodyboard” (palavras que nos confidenciou recentemente e que revelaremos em breve aos nossos leitores).


 

Fotografia: Jack Johns

Comentários