Depois de 20 anos de anos de ausência de título, A Seleção Portuguesa de Surf Júnior conquistou o Euro Surfing Junior 2016 e torna-se campeão europeu frente à Espanha. Com um verdadeiro marco histórico, 12 em 14 atletas foram à fase final da competição. Afonso Antunes (sub-14), Mafalda Lopes (sub-18), Miguel Ferreira (sub-16) e Madalena Guerra (sub-18) foram os vencedores da medalha de ouro individuais, após sete dias intensivos de competição.
Durante sete dias, a Praia de Anza (Marrocos) recebeu o Euro Surfing Júnior 2016, campeonato europeu de surf, bodyboard e longboard. Portugal iniciou a competição com 14 atletas a disputarem o título. Porém, a seleção nacional chegou ao último dia com 12 finalistas.
No surf, Mafalda Lopes e Francisca Veselko, ambas atletas do escalão sub-18, asseguraram o primeiro e terceiro lugares, no feminino. Afonso Antunes sagrou-se vencedor do escalão sub-14. Luís Perloiro foi vice-campeão da Europa em sub-18, com Jácome Correia em terceiro lugar, no mesmo heat. Nos sub-16, Salvador Couto subiu ao pódio para receber a medalha de bronze e João Vidal foi o 4.º classificado.
O bodyboard foi igualmente medalhado com Madalena Guerra, sub-18, e Miguel Ferreira, sub-16, a receberem o ouro. David Vedor, em sub-16, ficou com a medalha de prata. Já André Rodrigues, em sub-18, foi o terceiro classificado da sua bateria, ficando à frente do espanhol Lucas Yafar (4.º), mas atrás dos marroquinos Abderrahman Berrouan e Abdenabi Maachou que conquistaram os segundo e primeiros lugares, respetivamente.
João Gama, o único surfista de estilo clássico, foi o vice-campeão europeu de longboard no escalão sub-18.
João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, afirmou que “Foi um dia incrível para esta equipa e para o valor deste desporto. Estamos muito orgulhosos destes atletas que deram tudo para chegarem às fases finais deste campeonato e venceram destacadamente. É um resultado muito importante num momento em que o surf é modalidade olímpica e engrandece o valor do surf em Portugal e no Mundo.”
Nuno Trovão, treinador nacional da equipa de bodyboard, garantiu que sentiu “uma grande emoção na estreia desta equipa técnica do bodyboard com resultados excelentes (dois campeões e um vice-campeão europeus) e um grande orgulho neste desporto”.
Pedro Simões, treinador da equipa nacional de surf, afirmou que “Foram duas semanas incríveis, cheia de ondas boas, bom surf e emoções fortes. Um prazer enorme em trabalhar com esta equipa técnica e com este grupo de jovens atletas, o futuro é deles”.
Também David Raimundo, selecionador nacional, concluiu emocionado que “Hoje é um dia histórico para Portugal! Exatamente cinco meses depois de nos termos sagrados campeões europeus de futebol em Franca, Portugal sagra-se campeão europeu de surf Júnior. Este era um título que nos fugia há 20 anos e que nós queríamos muito! Foi um orgulho orientar este grupo de jovens atletas ao longo desta duas semanas! Eles foram gigantes!”.
A seleção nacional ainda está em Marrocos e chega ao Aeroporto de Lisboa esta segunda feira, dia 12, às 15h00.
01. Portugal 11255
02. Espanha 9826
03. Marrocos 9261
04. Inglaterra 7609
05. Irlanda 6691