O sul-africano Iain Campbell tem estado em destaque na APB Tour nos últimos anos. Em 2015 foi 5.º classificado. Ficou em 4.º lugar o ano passado e atualmente lidera a tabela classificativa. Espera continuar a “lutar pelo título mundial e conseguir o melhor resultado possível em cada prova”. Tal como já havia anunciado em 2016, regressa estes dias a Viana do Castelo para tentar revalidar a vitória do ano anterior no Viana World Bodyboard Championship.

Entrevista cedida por Surf Clube de Viana/Shark News 

Quando começaste no bodyboard e porquê?

Ao nível competitivo, comecei aos 12 anos. Enquanto criança sempre estive no mar e sempre gostei da água. Eu pratiquei e experimentei muitos desportos aquáticos e gostei de todos. No entanto, surfar ondas no bodyboard fez com que eu amasse o mar. E a paixão tornou-se profissão. 

O que é que o bodyboard te dá?

Fazer bodyboard permite-me aliviar o stress, além de me permitir fazer algo que eu amo e ser pago por isso. O bodyboard permite expressar-me sob a forma de surfar a onda, que é uma coisa única. É uma maneira de mostrar movimentos, surfar tubos e desfrutar da experiência do oceano tudo em um.

Quais são os resultados mais importantes da tua carreira?

Com certeza, os resultados mais importantes para mim seriam alcançar as metas que estabeleci para mim próprio. Eu sempre vi uma hipótese de me tornar um campeão mundial. E, o ano passado, excedeu as minhas expectativas, pois eu consegui um 4.º lugar no APB World Tour. Os momentos que eu tive no ano passado, até agora, são os melhores momentos da minha carreira, bem como visitar lugares incríveis na América do Sul e na Europa nos quais nunca estive antes.

“Eu sempre vi uma hipótese de me tornar um campeão mundial. E, o ano passado, excedeu as minhas expectativas”

IainC2

Quais são os teus objetivos para 2017?

Os meus objetivos para 2017 são lutar pelo título mundial e conseguir o melhor resultado possível em cada prova. Até agora, em todos as que participei fui à final ou semifinal. Na parte da competição europeia eu quero manter a pressão sobre os outros competidores, continuar com estes resultados e conseguir uma vitória.

O ano passado em Viana conseguiste a tua primeira vitória num evento de três estrelas. Quais são os teus objetivos para esta edição?

Eu vou tentar conseguir o mesmo que fiz o ano passado. Eu sei que o meu treino e preparação são os melhores e a minha necessidade de querer aumentar o meu nível de bodyboard vai levar-me ao topo novamente. Na Europa há sempre um bodyboard forte e tenho certeza que este ano será igual.

“Os meus planos a longo prazo continuam os mesmos. Conquistar um título mundial, desfrutar do bodyboard e viajar pelo mundo”

IainC3

Quais são os teus planos a longo prazo?

Os meus planos a longo prazo continuam os mesmos. Conquistar um título mundial, desfrutar do bodyboard e viajar pelo mundo. Gostaria de viajar para mais destinos no próximo ano e nos outros anos experienciar diferentes culturas e ondas. Este foi sempre um sonho meu.

Que conselhos podes dar aos mais novos?

Sigam os vossos sonhos do que queiram ser. Não deixem que ninguém se atravesse no vosso caminho. E quando parecer tudo muito difícil e acharem que não vão conseguir, levantem-se, levantem a cabeça e continuem.


Fotografia: Rosie Lombard (retrato), Wesley Lewis (revo air) & Ian Thurtell (tubo)

Comentários