O último dia de competições da quinta e última etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard, realizada na Barra do Jucu, em Vila Velha, foi concluído com excelentes condições do mar e baterias decididas com pequenas diferenças no somatório das duas melhores ondas.
Luan Alves, local do pico, já havia vencido três das quatro etapas do Brasileiro deste ano. Na etapa capixaba bastou chegar ao 3.º lugar, somar pontos suficientes e confirmar o seu primeiro título brasileiro, na categoria PCD.
Luna Hardman, na categoria Profissional Feminino, liderava o ranking e bastava avançar os 1/4 de final para se sagrar campeã. Porém, Kirtys Montenegro surfou mais, foi arrojada e acabou por afastar Luna da corrida. Na semifinal, Kirtys enfrentou a mãe de Luna, a pentacampeã mundial Neymara Carvalho, e venceu deixando-a em combinação. Com essa vitória acabou por se sagrar campeã brasileira 2023. Kirtys ainda disputou a final com Juliana Dourado, que somou notas maiores e levou a etapa Capixaba Bodyboard Brasil 2023.
Na Profissional Masculino, Diego Gomes (foto no topo) liderava a corrida pelo título e acabou por sacramentar a conquista nacional vencendo a etapa, com o melhor repertório de manobras e escolha de ondas. O conterrâneo José Augusto, que se apresentava logo atrás, em segundo lugar no ranking, foi travado nas meias-finais à mercê de Nilton Santos.
Diego Rodrigues bem que tentou deixar a taça de campeão em Vila Velha, mas Rafael Ramos convenceu os juízes que a sua quarta onda valia 10 pontos! O único 10 de todo evento. Roger Fusculin (foto em cima) era o líder da categoria Open Masculino e chegou à final com a calculadora no bolso. O segundo lugar na etapa foi suficiente para ser campeão brasileiro 2023. Diego Rodrigues terminou a bateria em terceiro lugar.
Na Open Feminino, Mayara Gonçalves, do Pontal do Paraná, já havia conquistado, antecipadamente, o título brasileiro e não pôde estar presente na etapa final do Capixaba Bodyboard Brasil. Já Luiza Mezadry, de Vila Velha, esteve presente em todas as etapas do circuito e somou pontos importantes. Entrou na final com o vice-campeonato nacional garantido. No entanto, foram Isa Vida e Bia Vieira, do Rio de Janeiro, quem viriam a apanhar as melhores ondas dessa final, travando um duelo emocionante. No final, foi Isa quem levantou o troféu da etapa.
Matheus Rodrigues, de Vila Velha, era mais um capixaba que se apresentava na luta pelo título brasileiro de 2023 na divisão Sub-18. Esta foi uma das categorias com maiores expectativas, já que muitos desses atletas serão o futuro da modalidade. Misael Cesario, da Bahia, liderava a classificação, mas ficou em quarto lugar na grande final. Rafael Ramos (foto em baixo), que à partida para a etapa estava em quinto lugar no ranking, venceu a etapa com um desempenho impecável, deixando Fusculin em segundo.
Elisângela Fragoso alcançou a final da Master Feminina com chances reais de ser campeã, aproveitando o facto de Dada Oliveira estar lesionada e não poder competir. Contudo, Elisângela teria que vencer a etapa para se tornar campeã. Pollyana Aciolli, com uma escolha de ondas irrepreensível e a respetiva vitória na prova, acabou por deitar por terra esse sonho.
Em Master +35 e +45, Tibúrcio Neto venceu todas as finais que disputou em 2023. Esbanjou muita habilidade e técnica em todos os heats disputados ao longo do ano, em conjunto com uma leitura de mar precisa e táticas apuradas. Uma vitória indiscutível, foi o atleta com maior aproveitamento e somatório de notas de todas as categorias.
Campeões Brasileiros de Bodyboard 2023:
Profissional Masculino: Diego Gomes (CE)
Profissional Feminino: Kirtys Montenegro (PE)
Open Masculino: Roger Fusculin (PR)
Open Feminino: Mayara Gonçalves (PR)
Sub-18 Masculino: Rafael Gomes (CE)
PCD: Luan Alves (ES)
Master Feminino: Dada Oliveira (SP)
Master Masculino: Tibúrcio Neto (AL)
Legend Masculino: Tibúrcio Neto (AL)